VLT que ligará Campinas, Hortolândia e Sumaré promete gerar 3 mil empregos
Previsão é que novo modal de transporte que conectará as três maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas atenda cerca de 1,6 milhão de passageiros; análise de viabilidade deve ser feita por consultoria contratada pelo Estado
Paulo Medina | Tribuna Liberal
O projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que ligará Campinas, Hortolândia e Sumaré e que tem potencial para transformar a mobilidade urbana na região, prevê gerar cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos durante a construção. Estudado com dois ramais de 22 km e 18 estações, a expectativa é de que o modal de transporte atenda cerca de 1,6 milhão de passageiros.
Segundo informações do governo estadual, o VLT terá um papel
estratégico ao integrar diferentes pontos da Região Metropolitana de Campinas
(RMC). O trajeto conectará o Trem Intercidades (TIC Eixo Norte), que fará a
ligação de Campinas com São Paulo, e o Aeroporto Internacional de Viracopos.
O traçado definitivo do VLT é analisado. O projeto é parte
de uma estratégia maior de modernização e integração do sistema de transporte
público da RMC, buscando reduzir a dependência de veículos individuais e o
impacto ambiental.
Para o governo, o VLT é visto como um marco na infraestrutura regional, contribuindo para o desenvolvimento urbano e econômico de Campinas, Hortolândia e Sumaré. Com potencial para transformar a dinâmica de mobilidade e gerar impactos econômicos positivos, o VLT é uma aposta para um futuro mais conectado e sustentável na região.
Uma consultoria deve ser contratada pelo governador Tarcísio
de Freitas (Republicanos) para entregar, até o ano que vem, uma análise de
viabilidade da construção do VLT ligando Campinas, Hortolândia e Sumaré, as
três cidades mais populosas da região metropolitana. A intenção é que o VLT
diminua o trânsito nas estradas e chegue ao Aeroporto Internacional de
Viracopos, já nas proximidades da Rodovia dos Bandeirantes.
Segundo o governo paulista, o VLT regional pode custar R$
4,5 bilhões e será estudado com um percurso de 44 km de extensão. Em outubro de
2023, o Tribuna Liberal adiantou que o governador Tarcísio planejava e já
discutia a implementação do VLT regional com o prefeito de Campinas, Dário
Saadi (Republicanos).
Quem iniciou a projeção do VLT regional foi o então
secretário estadual de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, que chegou a
conversar com o prefeito campineiro sobre a proposta explorando parcerias
estratégicas para fazer o projeto avançar.
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