Thiago Assis é o candidato ‘mais digital’ de Monte Mor e Brischi é tímido em impulsionamentos
Candidatos mostram prioridades diferentes em gastos de
campanha; Assis e Murilo Rinaldo investem nas redes sociais, enquanto atual
prefeito que tenta reeleição faz campanha mais tradicional
Da Redação | Tribuna Liberal
Nas eleições de Monte Mor, os candidatos à prefeitura adotam
estratégias de campanha que refletem diferentes visões sobre o papel da
internet e das redes sociais na política moderna. Thiago Assis, do PSB,
destaca-se como o candidato ‘mais digital’, investindo fortemente em
impulsionamento de conteúdos online. Em contrapartida, o atual prefeito,
Edivaldo Brischi (PSD), que busca a reeleição, opta por uma campanha mais
tradicional, sem quase nenhum gasto direcionado à promoção de suas redes sociais,
segundo dados mais recentes da Justiça Eleitoral. Os eleitores escolhem neste
domingo (6) o próximo prefeito da cidade.
Thiago Assis aposta na digitalização como uma chave para sua
campanha. Segundo dados da Justiça Eleitoral, 44,49% de suas despesas de
campanha são dedicadas ao impulsionamento de conteúdos nas redes sociais. Em
termos financeiros, isso significa um investimento de R$ 15 mil para promover
sua candidatura de forma mais eficaz no ambiente digital. Essa estratégia
reflete o crescente peso das redes sociais em campanhas políticas, oferecendo
um meio direto e dinâmico para se conectar com o eleitorado.
Além disso, Assis também equilibra suas ações entre o
digital e o físico. Sua campanha investiu 42,74% dos recursos, aproximadamente
R$ 14,409 mil, em publicidade por materiais impressos, como panfletos e
banners, o que demonstra que o candidato ainda vê valor no contato físico com
os eleitores, mas sem abrir mão da modernização.
Brischi segue um caminho oposto ao de Assis. Em sua
prestação de contas à Justiça Eleitoral, praticamente não há registro de gastos
com impulsionamento de conteúdos nas redes sociais. Sua estratégia está
centrada na contratação de serviços de terceiros, representando 99,28% dos
gastos de sua campanha, somando R$ 17,115 mil. No total, foram realizados 38
lançamentos dessa natureza.
Enquanto Brischi aposta mais no offline, Murilo Rinaldo, do
PP, surge como outro candidato que, como Assis, acredita no potencial das redes
sociais. Contudo, o volume de investimentos é mais modesto: ele destinou R$ 1,5
mil, 100% de suas despesas até o momento, para o impulsionamento de conteúdos
em redes sociais. Ainda que o valor seja inferior ao de Thiago Assis, a opção
de Rinaldo de centralizar sua campanha no ambiente digital pode revelar uma
tentativa de conquistar eleitores de forma ágil e com menos custos.
Com a diversidade de estratégias, o eleitor de Monte Mor
poderá observar as diferentes visões sobre como se conectar com a população.
Thiago Assis, como o “mais digital”, tenta capitalizar a importância crescente
das plataformas online. Brischi, ao focar em serviços prestados por terceiros,
parece confiar na tradição e no contato direto com o eleitor, enquanto Murilo
Rinaldo mostra que também acredita na relevância do digital, mas em menor
escala.
Os eleitores da cidade escolhem neste domingo (6) a
estratégia que melhor lhes atenderam e elegerão o próximo prefeito com mandato
entre 2025 e 2028.
Deixe um comentário