Política
Em uma das publicações, prefeito Du Cazellato comenta desempenho da cidade

TCE-SP desmente resultado do Índice de Efetividade da Gestão Municipal 2023 em Paulínia

Tribunal informou que não procede a divulgação de dados na semana passada; última atualização ocorreu em 15 de janeiro deste ano e próxima deve ocorrer em janeiro de 2025

Da Redação | Tribuna Liberal 

O TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) desmentiu nesta segunda-feira (9) a divulgação de resultados do IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal) referentes ao ano de 2023, contrariando informações que circulam em portais de notícias de Paulínia. As publicações destacam o desempenho da cidade, alegando que o município teria alcançado a classificação B+ pela primeira vez.

Em uma das matérias, o prefeito de Paulínia, Du Cazellato (PL), comemora o suposto resultado: “Isso demonstra o compromisso e a seriedade da minha administração com as contas públicas e a gestão do município, entregando à população serviços de qualidade e com eficiência”, teria afirmado o Chefe do Executivo. 

No entanto, o TCE-SP informou que a última atualização do IEG-M disponível é referente aos dados de 2022, divulgada em 15 de janeiro deste ano. “O TCE não divulgou novos números do indicador após 15 de janeiro deste ano. Os dados estão sendo validados e compilados para posterior divulgação”, afirmou o tribunal em nota. 
A previsão é que os dados do IEGM 2024, ano base 2023, sejam publicados apenas em janeiro de 2025, após validação pela Diretoria de Auditoria Eletrônica do TCE-SP, acrescentou o órgão. 

Além disso, mesmo que as informações divulgadas em Paulínia estivessem se referindo aos dados de 2022, a classificação correta da cidade seria C+ e não B+, como mencionado erroneamente nas publicações locais.
Em resposta às notícias falsas que circulam, o TCE-SP reforçou que não procede a informação sobre a divulgação dos resultados em 29 de agosto de 2024. A Prefeitura de Paulínia foi procurada para comentar o assunto, mas até o fechamento desta edição, não houve retorno.

CONTEXTO 
A classificação no IEG-M é um indicador importante para os municípios paulistas, pois avalia a eficácia das gestões locais em diversas áreas, como saúde, educação e finanças. 
O índice analisa sete áreas: saúde, educação, planejamento, gestão fiscal, segurança das cidades, meio ambiente e governança em tecnologia da informação. Desde 2015, o IEGM tem sido medido pelo TCE-SP com o objetivo de aprimorar as ações governamentais, divulgando níveis de desempenho que refletem a eficiência das políticas públicas adotadas para atender às necessidades da população.

Deixe um comentário