Política
Henrique do Paraíso e secretário de Segurança Pública da cidade se reuniram com a Polícia Militar

Sumaré registra 601 assaltos em 2024 e aposta em parceria maior com a PM

Em encontro nesta semana, prefeito Henrique do Paraíso e secretário de Segurança Pública, general Roberto Sebastião Peternelli Júnior, alinharam estratégias com o comando da corporação para enfrentar a criminalidade no município

Paulo Medina | Tribuna Liberal

Em meio a um cenário de 601 assaltos registrados entre janeiro e novembro do ano passado em Sumaré, a administração municipal intensificou esforços para aprimorar a segurança pública e promoveu nesta semana uma reunião estratégica com representantes do 48º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), com o objetivo de alinhar ações conjuntas para enfrentar a criminalidade.

O encontro, realizado sob a liderança do prefeito Henrique do Paraíso (Republicanos) e do secretário de Segurança Pública, general Peternelli, contou com a presença de autoridades como o tenente-coronel Valmir Moreira da Silva e capitães da PM. Durante a reunião, foram abordados dados e informações para o combate à violência, o fortalecimento das ações operacionais da Polícia Militar, do Disque Denúncia, além de estratégias para otimizar a atuação junto à corporação.

“Reunião produtiva com nosso secretário de Segurança Pública General Peternelli, junto com o 48º BPM/I para alinhar estratégias de segurança em parceria com a Polícia Militar. Em pauta, dados essenciais sobre nossa região, a estrutura das bases da PM, características operacionais, estatísticas de criminalidade, prisões, apreensões e o uso do Disque Denúncia”, afirmou o prefeito.

 O reforço do policiamento ostensivo em áreas mais vulneráveis, melhorias na infraestrutura das bases da Polícia Militar e o estímulo à participação de moradores por meio do Disque Denúncia são medidas consideradas positivas. A colaboração entre a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar é vista como essencial para enfrentar os desafios de segurança.

O secretário Roberto Sebastião Peternelli Júnior é um general da reserva do Exército Brasileiro. Atuou na Missão das Nações Unidas para a estabilização do Haiti. Liderou o Comando de Aviação do Exército, em Taubaté, e a 2ª Região Militar, em São Paulo. Foi deputado federal por São Paulo. Além disso, é especialista em segurança. Diante dos assaltos na cidade e na região, a Secretaria Estadual de Segurança Pública informou ao Tribuna Liberal, no final de 2024, que o trabalho em conjunto realizado pelas forças de segurança possibilitou a queda de roubos gerais e de roubos de veículos.

Deixe um comentário