Política
Sumaré faz parte de programa que pretende recuperar áreas de preservação e criar novos espaços ambientais

Sumaré nomeia gestor para coordenar plano de conectividade ambiental

Cidade realizará atividades do Programa Reconecta RMC, iniciativa fruto de convênio entre prefeitura e Agemcamp; objetivo é fazer cooperação mútua entre 20 municípios traçando estratégias para proteção da fauna e da flora

Paulo Medina | Tribuna Liberal

A Secretaria Municipal de Sustentabilidade de Sumaré nomeou gestor técnico responsável pela coordenação geral das atividades do plano de ação para implementação da Área de Conectividade da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

O servidor Alan Lourenção, engenheiro florestal, foi designado como titular do cargo. Ele será responsável por conduzir as atividades planejadas no âmbito do Programa Reconecta RMC, iniciativa fruto do convênio assinado entre o município e a Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp). Além disso, a nomeação também designa o secretário municipal de Sustentabilidade, Guilherme Campo Dall’Orto, como suplente.

O Programa Reconecta tem como objetivo fortalecer a conectividade ecológica na RMC, promovendo ações sustentáveis para preservação ambiental e recuperação de áreas degradadas. A nomeação dos gestores é vista como um passo para a efetivação do plano de ação e o avanço das políticas públicas ambientais no município. A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado também apoia o programa Reconecta RMC.

A iniciativa regional partiu da Prefeitura de Campinas e tem o objetivo de estabelecer a cooperação mútua entre os 20 municípios que compõem a RMC, traçando estratégias conjuntas em relação à conservação e recuperação de fauna e flora. O foco do programa é a proteção animal, recuperação de áreas de preservação permanente e fortalecimento de áreas protegidas existentes e criação de novas áreas.

O Reconecta RMC tem ainda o apoio do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), por meio do Projeto Interact-Bio, que tem o objetivo de promover a integração de ações regionais pela biodiversidade. A parceria se dá no mapeamento e compreensão dos serviços ecossistêmicos da RMC.

HABITAÇÃO

O governo municipal de Sumaré revogou a nomeação de Guilherme Dall’Orto para a Secretaria de Habitação. A decisão foi oficializada em diário oficial. Com isso, Dall’Orto segue à frente da pasta de Sustentabilidade e Meio Ambiente.

Deixe um comentário