Política
Prefeito Leitinho: fiz “mais do que imaginava ser possível, e mais do que o proposto”

Reeleito com votação recorde, Leitinho destaca realizações e aponta desafios para o novo mandato

Apesar dos desafios que ainda tem pela frente, prefeito disse terminar seus primeiros quatro anos no cargo com a sensação de missão cumprida 

Da Redação | Tribuna Liberal

Cláudio José Schooder, conhecido desde a infância como Leitinho, encerra no dia 31 seu primeiro mandato à frente da Prefeitura de Nova Odessa. Ele foi reeleito com votação recorde para um segundo mandato como prefeito. Leitinho tem dito que, apesar dos desafios ainda pela frente, termina seus primeiros quatro anos no cargo com a sensação de missão cumprida, por ter feito “mais do que imaginava ser possível, e mais do que o proposto” no Plano de Governo 2021-2024.

E os objetivos para os próximos quatro anos, segundo prefeito, são mais arrojados. “Eu e meu vice-prefeito Mineirinho (Alessandro Miranda) fomos eleitos num período muito conturbado da nossa história, no pior momento da pandemia. Tínhamos dois objetivos prioritários, que eram fazer uma UTI e viabilizar uma nova represa, porque a última feita na cidade tem mais de 30 anos. A UTI está aí, inauguramos neste ano o que muita gente dizia ser impossível, e já salvamos muitas vidas lá. E a área pra represa está comprada e paga, não vai gerar precatório pra prefeitura no futuro, e já temos a obra encaminhada”, destaca o prefeito.

Outra grande realização da gestão Leitinho-Mineirinho, está intangível, que é a retomada do clima de tranquilidade e confiança no próprio Poder Público, especialmente perante os servidores municipais. Tanto pelo perfil do gestor (Leitinho é servidor de carreira em Sumaré) como pelas conquistas da categoria nesses quatro anos, em itens como recomposição salarial, aumento das equipes, reajuste da cesta básica e valorização em geral.

PIONEIRISMO

Leitinho também lembra com muito carinho de um projeto pioneiro de sua gestão, no início de 2021 (no auge da pandemia), que teve grande impacto social: o Programa NOS (Nova Odessa Solidária), auxílio emergencial municipal pioneiro que pagou R$ 600 a mais de mil famílias, a grande maioria chefiadas por mulheres.

Mas, entre 2021 e 2024, houve avanços em todas as áreas prioritárias da Prefeitura. A rede municipal de Saúde, por exemplo, ganhou novas unidades, como duas farmácias descentralizadas, a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Nossa Senhora de Fátima (que era um prédio vazio no início de 2021), o PAM (Pronto Atendimento Municipal) do Alvorada, o CRI (Centro de Referência em Infectologia) e o Cresam (Centro de Saúde da Mulher) no São Jorge – além da primeira grande reforma do Hospital e Maternidade Municipal em 30 anos, a nova Central de Ambulâncias 192 (com 5 viaturas 0 km) e, é claro, a nova UTI.

A Rede Municipal de Educação passou por uma revolução, adotando diversas novas tecnologias e passando a oferecer uma Educação Tecnológica aos 5,3 mil alunos atendidos. Vinte e uma das 26 unidades escolares foram reformadas ou ampliadas, as salas de aula ganharam lousas digitais conectadas à internet, houve adoção de aulas de robótica e educação empreendedora. Os kits de material didático foram ampliados para os bebês das creches, e a rede ganhou sistema de apostilas – como nas escolas particulares.

ORGULHO

Mas o programa que mais traz orgulho ao olhar de Leitinho é o de uniformes escolares gratuitos, adotado em 2023. Desde então, cada aluno ganha anualmente um kit de 12 peças de verão e inverno, avaliado em cerca de R$ 600.

“É lindo ver nossos alunos todos uniformizados, com as mesmas peças, todas de muita qualidade. Além de um apoio financeiro importante para essas famílias, o uniforme traz segurança para as crianças e igualdade entre elas. Assim elas podem se concentrar no que importa: estudar e brincar”, lembra o prefeito, que criou uma relação toda especial com as crianças da Rede, que fazem festa e contam seu nome a cada visita, ou mesmo quando veem Leitinho na rua.

Outra área que evoluiu muito na Gestão Leitinho-Mineirinho foi a Segurança Pública. Além da criação da pasta, a GCM (Guarda Civil Municipal) foi reequipada, com novas viaturas, armas e equipamentos, e ampliada, com contratação de dez novos agentes (+23% do efetivo). Não à toa Nova Odessa foi apontada pelo Instituto Sou da Paz como a terceira cidade mais segura do Estado de São Paulo em 2023.

E, ainda em 2023, foram viabilizadas e inauguradas as unidades locais do Corpo de Bombeiros da PM-SP e do Poupatempo Paulista (este último, reunindo ainda outros nove serviços ao cidadão no mesmo prédio).

Na área de Segurança Hídrica, além de garantir a construção da nova Represa Recanto 4, a atual gestão alcançou um marco histórico: graças à instalação da rede de água no Pós-Anhanguera e à conclusão da ETA 2 (Estação de Tratamento São Gonçalo), Nova Odessa alcançou em 2023 a universalização do atendimento.

E a lista de realizações prossegue. A prefeitura inaugurou apenas em 2024 o novo e inédito Departamento de Bem-Estar Animal, a pavimentação das Chácaras Reunidas Anhanguera e a duplicação da Avenida São Gonçalo. 100% do parque de Iluminação Pública está sendo substituído por luminárias de led, mais luminosas e econômicas, e as crianças – sempre elas – ganharam o Parque Municipal das Crianças na avenida Brasil.

E a lista poderia continuar. “Só podemos agradecer a Deus por ter permitido que a gente realizasse tanta coisa em tão pouco tempo, ao apoio dos nossos servidores e ao reconhecimento da população, que nos deu em outubro 21.565 votos para continuarmos trabalhando por um futuros digno e sustentável para essa cidade que tanto amamos”, completou Leitinho.

Deixe um comentário