Política
Professor Edinho defende intensificação de atividades educativas sobre o tema no ambiente escolar de Sumaré

Projeto cria ‘Maria da Penha’ nas escolas municipais de Sumaré

Proposta do vereador Professor Edinho leva conscientização sobre violência contra a mulher para as unidades de ensino da cidade, gerando debates e conhecimento acerca do assunto; parlamentar propõe parcerias

Paulo Medina | Tribuna Liberal

A Câmara Municipal de Sumaré está analisando um projeto que busca ampliar a conscientização sobre a violência contra a mulher nas escolas da cidade. O programa “Maria da Penha vai à Escola”, proposto pelo vereador Professor Edinho (Republicanos), tem como objetivo sensibilizar e educar os alunos da rede municipal sobre o tema, promovendo debates e informações sobre a Lei Maria da Penha e os Direitos Humanos.

O programa será direcionado prioritariamente para estudantes das escolas municipais, mas também poderá ser implementado em escolas estaduais e particulares. A iniciativa prevê parcerias com órgãos públicos estaduais e federais, além de instituições governamentais e não governamentais ligadas à educação e aos direitos das mulheres.

Entre os principais objetivos do projeto estão a difusão do conhecimento sobre a Lei Maria da Penha, o estímulo à reflexão sobre a violência contra a mulher e a conscientização de estudantes, professores e toda a comunidade escolar sobre a importância do respeito à igualdade de gênero. O programa também irá orientar sobre a necessidade de denunciar casos de violência, incentivando o registro de ocorrências nos órgãos competentes.

Pela proposta, as atividades educativas serão intensificadas na última semana de maio de cada ano, com a realização de palestras, debates, seminários, workshops e exibições de vídeos. A proposta tramita na Casa de Leis e em breve deve ir ao plenário para ser efetivamente votada.

“Considerando a dignidade da pessoa humana, em especial as das mulheres, a presente lei visa conscientizar adolescentes, jovens, adultos, estudantes e professores que compõem a comunidade escolar da importância de respeito aos Direitos Humanos, notadamente os que refletem a promoção da igualdade de gênero, prevenindo e evitando, dessa forma, as práticas de violência contra a mulher. Enfim, todas as pessoas merecem carinho, respeito, assim como tratamento humanizado”, afirmou o parlamentar.

Deixe um comentário