Política
Leitinho e Padilha destacaram que município receberá casas populares nas próximas fases do programa

Nova Odessa vai ser contemplada pelo ‘Minha Casa, Minha Vida’, diz Padilha

Gestão do prefeito Leitinho espera ser assistida com até 120 unidades do programa federal já nas próximas etapas; ministro e prefeito desmentem ‘fake news’ veiculadas pela oposição

Da Redação | Tribuna Liberal 

O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, e o vice-prefeito Alessandro Miranda, o Mineirinho, ambos do PSD, estiveram neste fim de semana junto ao ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para uma reunião dos prefeitos da região. 

E o ministro garantiu que Nova Odessa está inserida no “Minha Casa, Minha Vida” e vai ser contemplada com unidades habitacionais populares já nas próximas etapas do programa federal. O ministro desmentiu uma fake news que dizia que a cidade estava fora dos planos do programa habitacional.

“No próprio sábado, um veículo de comunicação local havia dado como manchete – sem consultar a Prefeitura a respeito – a informação inverídica de que Nova Odessa teria sido excluída do Minha Casa Minha Vida e que não vai ter moradias construídas através do programa federal. A informação equivocada foi prontamente negada pela Prefeitura ainda no sábado de manhã”, informou o Executivo.

“É muito importante todo mundo saber – viu, prefeito Leitinho – que nós anunciamos nesta semana uma primeira etapa do Programa ‘Minha Casa Minha Vida’. Americana, Campinas, Hortolândia, Jaguariúna, Monte Mor, Santa Bárbara d’Oeste e Valinhos já foram contempladas nesta primeira etapa, mas temos outras etapas ainda. Então manda quem fez a manchete (equivocada) preparar outra manchete quando Nova Odessa for contemplada”, afirmou Padilha aos prefeitos e gestores públicos da região.

“Podem ter certeza que esta é uma região prioritária para nós, para o presidente Lula, e quem foi contemplado vai ser mais contemplado ainda, e quem não foi contemplado (na primeira etapa) pelo ‘Minha Casa Minha Vida’ vai ter outras oportunidades no programa e no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) em áreas como Saúde, Educação, Esporte, Cultura e Segurança”, acrescentou o ministro.

Depois, em vídeo direcionado à população de Nova Odessa, o ministro reforçou, ao lado de Leitinho e Mineirinho: “Parabéns prefeito Leitinho, parabéns (vice-prefeito) Mineirinho, parabéns Nova Odessa. Estive em Nova Odessa (na inauguração) daquela obra muito importante de saneamento (a ETA 2 Santo Ângelo). 

E podem ter certeza que Nova Odessa estará no ‘Minha Casa Minha Vida’, apesar das interpretações incorretas. Vamos ter outras etapas do programa, de seleção dos projetos. E Nova Odessa vai ter todo o apoio do Governo Federal para melhorar cada vez mais a infraestrutura da cidade”.

Em nota, as diretorias municipais de Convênios e de Habitação já haviam explicado que a proposta da cidade permanece protocolada normalmente e sob análise da equipe técnica do programa federal de habitação popular. A gestão municipal tem a expectativa de ser contemplada com até 120 unidades já nas próximas etapas do “Minha Casa Minha Vida”, em 2024.

“A ‘notícia’ (de sábado) é fake. Nova Odessa não foi excluída do ‘Minha Casa’, ela apenas não está no primeiro lote – e terão ao menos mais dois lotes. O primeiro lote priorizou áreas críticas. Inclusive, a comitiva do prefeito Leitinho (na viagem a Brasília) teve a garantia de que Nova Odessa terá unidades do programa, e já apresentou área para pelo menos 120 unidades”, explicou o diretor municipal de Habitação, Diego Feitoza.

NOVA ODESSA NO PAC

A gestão do prefeito Leitinho cadastrou junto à Plataforma TransfereGov, do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), um total de sete pedidos – mais um através da Coden Ambiental e outro via Governo do Estado, totalizando nove propostas.

São elas: construção de Escola de Ensino Fundamental 1 de Tempo Integral; construção de Creche-Escola de Educação Infantil; aquisição de ônibus para o transporte escolar; construção de duas UBSs (Unidades Básicas de Saúde); construção de Espaço Esportivo Comunitário (campo society, quadra de basquete 3x3, pista de caminhada e playground); inclusão de núcleo no programa “Cidades Sustentáveis e Resilientes – Regularização Fundiária”; inclusão no Programa “Água Para Todos” (proposta de construção da Represa Recanto 4, para a qual já se tem a área), via Coden; e construção de unidade do CEU da Cultura (via Estado).

Deixe um comentário