Nova Odessa vai ser contemplada pelo ‘Minha Casa, Minha Vida’, diz Padilha
Gestão do prefeito Leitinho espera ser assistida com até 120
unidades do programa federal já nas próximas etapas; ministro e prefeito
desmentem ‘fake news’ veiculadas pela oposição
Da Redação | Tribuna Liberal
O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, e o vice-prefeito Alessandro Miranda, o Mineirinho, ambos do PSD, estiveram neste fim de semana junto ao ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para uma reunião dos prefeitos da região.
E o ministro garantiu que Nova Odessa está inserida no “Minha Casa, Minha Vida” e vai ser contemplada com unidades habitacionais populares já nas próximas etapas do programa federal. O ministro desmentiu uma fake news que dizia que a cidade estava fora dos planos do programa habitacional.
“No próprio sábado, um veículo de comunicação local havia dado como manchete – sem consultar a Prefeitura a respeito – a informação inverídica de que Nova Odessa teria sido excluída do Minha Casa Minha Vida e que não vai ter moradias construídas através do programa federal. A informação equivocada foi prontamente negada pela Prefeitura ainda no sábado de manhã”, informou o Executivo.
“É muito importante todo mundo saber – viu, prefeito Leitinho – que nós anunciamos nesta semana uma primeira etapa do Programa ‘Minha Casa Minha Vida’. Americana, Campinas, Hortolândia, Jaguariúna, Monte Mor, Santa Bárbara d’Oeste e Valinhos já foram contempladas nesta primeira etapa, mas temos outras etapas ainda. Então manda quem fez a manchete (equivocada) preparar outra manchete quando Nova Odessa for contemplada”, afirmou Padilha aos prefeitos e gestores públicos da região.
“Podem ter certeza que esta é uma região prioritária para nós, para o presidente Lula, e quem foi contemplado vai ser mais contemplado ainda, e quem não foi contemplado (na primeira etapa) pelo ‘Minha Casa Minha Vida’ vai ter outras oportunidades no programa e no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) em áreas como Saúde, Educação, Esporte, Cultura e Segurança”, acrescentou o ministro.
Depois, em vídeo direcionado à população de Nova Odessa, o ministro reforçou, ao lado de Leitinho e Mineirinho: “Parabéns prefeito Leitinho, parabéns (vice-prefeito) Mineirinho, parabéns Nova Odessa. Estive em Nova Odessa (na inauguração) daquela obra muito importante de saneamento (a ETA 2 Santo Ângelo).
E podem ter certeza que Nova Odessa estará no ‘Minha Casa Minha
Vida’, apesar das interpretações incorretas. Vamos ter outras etapas do
programa, de seleção dos projetos. E Nova Odessa vai ter todo o apoio do
Governo Federal para melhorar cada vez mais a infraestrutura da cidade”.
Em nota, as diretorias municipais de Convênios e de Habitação já haviam explicado que a proposta da cidade permanece protocolada normalmente e sob análise da equipe técnica do programa federal de habitação popular. A gestão municipal tem a expectativa de ser contemplada com até 120 unidades já nas próximas etapas do “Minha Casa Minha Vida”, em 2024.
“A ‘notícia’ (de sábado) é fake. Nova Odessa não foi excluída do ‘Minha Casa’, ela apenas não está no primeiro lote – e terão ao menos mais dois lotes. O primeiro lote priorizou áreas críticas. Inclusive, a comitiva do prefeito Leitinho (na viagem a Brasília) teve a garantia de que Nova Odessa terá unidades do programa, e já apresentou área para pelo menos 120 unidades”, explicou o diretor municipal de Habitação, Diego Feitoza.
NOVA ODESSA NO PAC
A gestão do prefeito Leitinho cadastrou junto à Plataforma TransfereGov, do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), um total de sete pedidos – mais um através da Coden Ambiental e outro via Governo do Estado, totalizando nove propostas.
São elas: construção de Escola de Ensino Fundamental 1 de Tempo Integral; construção de Creche-Escola de Educação Infantil; aquisição de ônibus para o transporte escolar; construção de duas UBSs (Unidades Básicas de Saúde); construção de Espaço Esportivo Comunitário (campo society, quadra de basquete 3x3, pista de caminhada e playground); inclusão de núcleo no programa “Cidades Sustentáveis e Resilientes – Regularização Fundiária”; inclusão no Programa “Água Para Todos” (proposta de construção da Represa Recanto 4, para a qual já se tem a área), via Coden; e construção de unidade do CEU da Cultura (via Estado).
Deixe um comentário