Política
Nova Odessa ficou entre os 77 municípios paulistas que foram reconhecidos pelo desempenho no programa

Nova Odessa recebe do Governo de SP o título de ‘Município Resiliente 2024’

Programa foca na gestão de riscos e desastres e incentiva municípios a adotar ações efetivas de prevenção, promovendo desenvolvimento sustentável por meio da avaliação do nível de maturidade das atividades de proteção e Defesa Civil

Da Redação | Tribuna Liberal

O prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho (PSD) celebrou nesta semana o fato de Nova Odessa ter recebido o certificado de ‘Município Resiliente 2024’, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo. A cerimônia de entrega dos certificados ocorreu no dia 4 de dezembro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Apenas 77 municípios, entre os 645 do Estado, foram reconhecidos pelo seu desempenho no PMPR (Programa Municípios Resilientes) neste ano.

Nova Odessa alcançou 74 pontos no Programa Município Resiliente, resultado dos indicadores de gestão do IEG-M (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), do PMVA (Programa Estratégico Município VerdeAzul) e da Campanha Construindo Cidades Resilientes, das Nações Unidas. Coordenador da Defesa Civil de Nova Odessa, Vanderlei Wilians Vanag recebeu o certificado em nome do prefeito Leitinho e destacou que o reconhecimento “é fruto de um trabalho coletivo”.

“O Programa busca integrar políticas urbanas, ambientais e climáticas, incentivando práticas sustentáveis que promovam cidades mais verdes e tudo isso só foi possível graças à parceria com a população e com a prefeitura”, afirmou. 

O Programa Município Resiliente, que é focado na gestão de riscos e desastres, visa incentivar os municípios paulistas a adotarem ações efetivas de prevenção, promovendo o desenvolvimento sustentável por meio da avaliação do nível de maturidade das atividades de proteção e Defesa Civil.

Carla Tames Alvarez, coordenadora da Comissão de Políticas Urbanas e Ambientais do CPUA–CAU/BR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil), ressaltou que o Programa “representa um avanço significativo para um futuro mais justo e resiliente no país”.

Segundo Alvarez, o compromisso com a sustentabilidade e a resiliência urbana é essencial, especialmente nos territórios mais vulneráveis, visando reduzir desigualdades sociais e mitigar riscos climáticos. “Este é um momento de celebração e esperança”, concluiu.

MUNICÍPIO ‘VERDEAZUL’

Lançado em 2007, o Programa Município VerdeAzul busca alinhar a gestão ambiental do Estado e das prefeituras, oferecendo capacitações e apoio técnico aos municípios. O resultado anual deste trabalho é publicado no ‘Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas’, fornecendo um indicador de avaliação ambiental.

As ações são organizadas em dez diretivas nos seguintes temas estratégicos: Governança Ambiental, Avanço na Sustentabilidade, Educação Ambiental, Uso do Solo, Gestão das Águas, Esgoto Coletado e Tratado, Resíduos Sólidos, Qualidade do Ar, Arborização Urbana e Biodiversidade.

“Das 412 cidades participantes – cerca de 60% dos municípios paulistas –, 280 alcançaram os critérios estabelecidos pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. A pasta estadual distribuiu certificações nas categorias Certificado, Qualificado I e Qualificado II, conforme a pontuação obtida em grupos de acordo com a população de cada município”, explicou o Governo de São Paulo.

A Prefeitura de Nova Odessa recebeu em fevereiro o certificado de qualificação no Programa Estratégico Estadual Município VerdeAzul. A cidade aparece na 21ª colocação do Grupo 3 (formado pelos municípios paulistas com população entre 50 mil e cem mil habitantes) do mais recente Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas – Ciclo 2022/2023.


Deixe um comentário