Nova Odessa adquire ‘pistolas de choque’ para GCM
Da Redação | Tribuna Liberal
A Prefeitura de Nova Odessa acaba de adquirir duas pistolas eletro incapacitantes – também conhecidas como “armas de choque” ou “sparks” – para uso da GCM (Guarda Civil Municipal). Cada armamento menos letal possui mira laser e dardos com cargas de 6 mil volts, que gera incapacitação neuromuscular e motora imediata e temporária nos alvos. Foi usada na compra uma emenda parlamentar impositiva de R$ 20 mil destinada pelo vereador Silvio “Cabo” Natal.
Uma vez paralisado, o indivíduo pode ser imobilizado com algemas pelos agentes de Segurança Pública, sem necessidade de uso da força ou de armamento letal, resguardando desta forma a integridade física de ambos. É o chamado “uso progressivo da força”. Cada pistola é totalmente eletrônica e auditável. Participaram da entrega o secretário municipal de Segurança, coronel Carlos Fanti, e o comandante da GCM, Luciel de Oliveira.
“É um armamento operacional, de baixa letalidade, fruto de uma emenda impositiva do nosso mandato. Os vereadores têm agora 2% da receita do município e, usando esta ferramenta que temos na Câmara, fizemos a indicação de R$ 20 mil para que a Guarda pudesse adquirir este armamento, para defesa pessoal do patrulheiro. Ficamos felizes em utilizar nosso mandato para fazer essa indicação, ainda mais sabendo que o comandante Luciel é um instrutor e vai treinar e capacitar nossos homens na sua utilização”, comentou Natal.
“O equipamento vem em boa hora: a partir do momento em que o averiguado não obedece ao comando verbal, o patrulheiro precisa elevar o nível da força, e hoje temos mais um recurso para isso antes de chegarmos ao último recurso, que é a arma de fogo. Garante a segurança do guarda municipal e reforça o cumprimento da ordem legal”, disse Luciel de Oliveira.
Deixe um comentário