Murilo Rinaldo nomeia primeiros secretários-adjuntos em Monte Mor
Depois da criação de novos cargos gerar críticas, debates e questionamentos no município, prefeito contratou dois secretários-adjuntos e procurador-geral adjunto, que são novas funções de confiança na estrutura da prefeitura
Paulo Medina | Tribuna Liberal
Depois da aprovação do polêmico projeto de lei e da sanção
da legislação que criou 15 cargos na Prefeitura de Monte Mor em meio a uma
dívida de R$ 175 milhões que a cidade encara, o prefeito Murilo Rinaldo (PP)
nomeou os primeiros secretários-adjuntos do município. A criação dos novos
cargos gerou críticas e debates recentes na cidade. Os salários dos novos
cargos ainda não foram divulgados.
Os novos nomeados são Edson Tadeu Pelizon como
secretário-adjunto de Segurança, Carlos Germano Feriani como secretário-adjunto
de Educação, Mário Cezar Franco Junior, como procurador-geral adjunto, além de
Talita Jana Patzi Bergamo como procuradora-geral e Givanildo Gomes da Silva
como Diretor de Relações Institucionais do Executivo.
A decisão do prefeito gerou repercussão na cidade, especialmente entre os opositores, que criticaram o impacto financeiro que novos cargos poderão trazer em um momento de crise econômica municipal. A vereadora Wal da Farmácia (PSB) protocolou na semana passada ofício solicitando informações do governo Murilo Rinaldo sobre os valores dos salários dos 15 cargos criados na Prefeitura de Monte Mor. A parlamentar quer o acesso aos anexos das leis municipais que detalham as referências salariais das funções de confiança e cargos comissionados.
O documento foi encaminhado à secretária de Administração,
Lúcia Albrechet, com base na Lei de Acesso à Informação. Wal da Farmácia
ressaltou a importância da transparência na gestão pública e destacou que as
tabelas de vencimentos e salários referentes às Leis Municipais nº 1535/2011 e
12/2008 não estão atualizadas no portal oficial.
Na última semana, a Câmara aprovou, em regime de urgência
especial, projeto de lei encaminhado pelo prefeito alterando a estrutura
administrativa da prefeitura e criando 14 cargos de secretário-adjunto e um de
procurador-geral adjunto.
A Prefeitura de Monte Mor informou que decidiu criar 15
novos cargos comissionados com o intuito de “melhorar cada vez mais o
atendimento oferecido à população”. A prefeitura disse que “a criação dos
cargos não significa que todos sejam ocupados” e a “definição será tomada
conforme a necessidade de cada secretaria”. Disse também que o município tem
uma dívida deixada pela antiga administração e que está “trabalhando com afinco
para acertar as contas”. “Precisamos de profissionais especializados na nossa
equipe, por isso ao mesmo tempo em que criamos alguns cargos, extinguimos
outros. Desta forma, conseguimos mitigar parcialmente o impacto financeiro e
orçamentário”, alegou.
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