Maus-tratos a animais poderão ser punidos com multa em Hortolândia
Maus-tratos aos animais podem ter punições mais graves com multa.
A proposta foi feita através de Projeto de Lei 153/2021, de autoria da
vereadora Marcia Campos (PSB), aprovada durante a sessão da última
segunda-feira (11/04), na Câmara de Hortolândia.
Maus-tratos e crueldade ficam caracterizados como qualquer ação ou
omissão que implique sofrimento, abuso, ferimento, mutilação, acorrentamento,
transtornos psicológicos ou estresse em animais silvestres, nativos, exóticos,
domésticos ou domesticados.
O PL aprovado prevê multa de 950 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia) para esses casos e também para quem abandonar cães e gatos em vias públicas ou em locais privados.
O projeto ainda prevê multa em dobro em casos de abandono de
animais doentes, feridos, idosos ou debilitados; em abandono de animais dentro
de imóveis.
Também estipula multas em relação a animais acorrentados, em espaços pequenos, que dificultem a respiração, descanso ou os privem de ar ou luz. O PL ainda precisa ser analisado pelo prefeito Zezé Gomes para poder entrar em vigor.
“A intenção desta propositura é a prevenção. Quem vivencia a causa animal 24 horas, sabe como é triste encontrar animais em condições de sofrimento, em atropelamentos que poderiam ser evitados. Também lidamos diariamente com pessoas sem instrução sobre os cuidados, por isso a intenção não é multar, e sim conscientizar a população”, explicou a vereadora, autora do projeto.
Ela também citou que é comum os protetores receberem ligação de imobiliárias e vizinhos alertando sobre animais abandonados dentro de casas, sem acesso à água, comida ou qualquer condição de higiene.
“Lidamos com isso todos os dias, e podemos ter a orientação sim, mas também precisamos responsabilizar as pessoas, abandono não é só jogar na rua, abandono é também deixar em locais fechados sem condições de bem-estar. E ainda o dinheiro arrecadado pelas multas poderá ser revertido em melhorias e mais atendimentos para a população animal atendida pela Prefeitura”, ressaltou Marcia.
ABRIL LARANJA
Também de autoria da vereadora, foi aprovado o Projeto de Lei nº 158/2021, que institui o Abril Laranja, como forma de conscientizar as pessoas sobre a causa animal e sobre os maus tratos.
Deixe um comentário