Política
“Com planejamento e gestão estratégica, as finanças de Sumaré foram colocadas em ordem”, afirma Luiz Dalben

Luiz Dalben encerra os oito anos de governo com obras e investimentos em todas as áreas de Sumaré

Somado à recuperação das finanças, a posição geográfica e ser o maior porto seco da América Latina, a cidade voltou a ser atrativa para novas empresas

Da Redação | Tribuna Liberal

O prefeito Luiz Dalben (PSD) encerra neste ano o segundo mandato à frente da Prefeitura de Sumaré. Durante oito anos, com muito planejamento, trabalho e dedicação, foram feitos investimentos em todas as áreas, fazendo Sumaré crescer e atingir níveis inéditos de desemprego, melhorias e progresso.

Por meio de uma administração classificada como sólida e eficiente, os avanços acontecerem em todos os setores, ofertando serviços de excelência e ampliando a qualidade de vida da população. Segundo Dalben, quando ele assumiu a gestão, o cenário encontrado foi desesperador: saúde em greve, fornecedores e colaboradores com pagamentos atrasados, entidades e Proeb sem receber, as contas da Prefeitura estavam cortadas e o dinheiro deixado em caixa não dava para pagar o mínimo das dívidas.

“Com planejamento e gestão estratégica e eficiente dos recursos públicos, as finanças de Sumaré foram colocadas em ordem. A cidade agora está com o nome limpo após a recuperação da CND (Certidão Negativa de Débitos) e Cadin (Cadastro Informativo de Débitos não Quitados) estadual e teve grande melhora no rating bancário”, aponta o prefeito.

Somado à recuperação das finanças, a posição geográfica estratégica e ser o maior porto seco da América Latina, a cidade voltou a ser atrativa para novas empresas e empreendimentos que se instalam na cidade, incluindo o primeiro shopping, contribuindo com o crescimento da cidade, geração de empregos e renda para a população e impulsionamento da economia e sendo possível investir novamente em todos os setores.

Novas unidades de saúde foram entregues, novos leitos foram implantados, Sumaré é um canteiro de obras. Novos espaços de lazer, praças e playgrounds foram construídos, incentivando a interação social e prática esportiva. E a cidade segue bem cuidada, crescendo de maneira sustentável. Os cuidados vão além do plantio de mais de 60 mil mudas de árvores, limpeza de rios e da recuperação de áreas verdes e de oficinas sustentáveis. A intenção é conscientizar a população, estimulando iniciativas de conservação, reciclagem e respeito à natureza.

SAÚDE

O primeiro objetivo da gestão foi reformular a Saúde de Sumaré, ofertando uma saúde digna e humanizada. Para isso, o setor foi totalmente reestruturado, recebendo novas unidades de saúde, mais ambulâncias, insumos e equipamentos, além da criação dos Centros Especializados e cuidado no atendimento.

Foram entregues 21 novas unidades de saúde, incluindo as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) Matão e Área Cura, além da ampliação da UPA Macarenko e início dos projetos para as UPAs Maria Antônia e Picerno. Ainda pensando na urgência e emergência, o PA (Pronto Atendimento) do Maria Antônia ganhou um novo prédio, mais amplo e confortável. As obras do hospital municipal já começaram em um espaço de mais de 1,3 mil metros quadrados, ao lado da UPA Macarenko, na região central.

Além disso, foram entregues unidades básicas, unidades da família, nova sede descentralizada do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) - AD e reforma das unidades de saúde.

Sumaré receberá uma unidade da Policlínica Regional, especializada no Apoio Diagnóstico e Terapêutico de serviços de média complexidade. A unidade terá cerca de três mil metros quadrados de construção e será instalada na estrada Municipal Mineko Ito, próximo ao condomínio Real Park. Contará com atendimento médico e ambulatorial em diversas especialidades

Uma nova farmácia foi construída no CS II, região central, e a farmácia da UBS Paraíso, região do Matão, recebeu uma ampla reforma. E foi entregue a sala de vacina do Centro da Criança da Área Cura. O Ambulatório de Especialidades foi ampliado, recebendo setores novos de cardiologia, fisioterapia, fonoaudiologia e o Centro de Cirurgia de Catarata.

Pensando no atendimento direcionado e exclusivo, foram criados os Centros de Saúde Especializados, inéditos na região e que têm parceria com o Fundo Social de Solidariedade: são duas unidades do Centro da Criança; o Centro de Longevidade, para assistência da Melhor Idade a partir dos 50 anos; a Base de Excelência da Mulher, para atendimento exclusivo do público feminino; e a Base de Excelência do Homem.

Sumaré foi a primeira cidade da região a iniciar o trabalho de combate ao coronavírus, com capacitação dos colaboradores, criação do Comitê de Combate e Prevenção, elaboração de um plano de contingência, remodelação do atendimento das unidades de saúde e criação de uma Unidade Respiratória na UPA Macarenko. Os leitos de enfermaria também foram ampliados.

A cidade intensificou as ações de combate à dengue em todo o município. As equipes de Controle de Vetores ampliaram o trabalho casa a casa, vistoriando os imóveis e orientando os moradores sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e eliminar criadouros. Os exames preventivos foram ampliados. Foram ofertadas mais de 30 mil mamografias e outras centenas de exames preventivos, salvando vidas, oferecendo diagnósticos precoces e contribuindo para os cuidados e tratamentos.

“Saúde sempre foi nossa prioridade. Nossa saúde nunca esteve tão bem preparada e equipada. Trabalhamos com seriedade para cuidar da população, oferecendo um atendimento cada vez mais digno e humanizado para toda a população. Investimos na capacitação dos colaboradores, em melhorias estruturais, administrativas e de atendimento, ofertando um serviço forte e de qualidade, para que seja sempre ofertado um atendimento mais humanizado e digno à população. Sumaré segue o compromisso de investir em uma saúde de qualidade, séria e eficaz, para que os munícipes estejam seguros e recebam um tratamento de excelência”, explicou Luiz Dalben.

EDUCAÇÃO

A rede municipal de ensino de Sumaré passou por uma modernização desde 2017, a fim de ofertar ainda mais qualidade no ensino. Os alunos passaram a contar com aulas de robótica, auxiliando na alfabetização. Os estudantes recebem um kit com robôs, peças e estruturas para ampliar os conteúdos interdisciplinares. E está em andamento o projeto de implantar aulas de gamificação. Os alunos aprendem todas as disciplinas por meio da criação de jogos, tornando o aprendizado mais dinâmico e rápido.

Todas as salas de aula estão equipadas com ar condicionado, cortinas antichamas e lousa digital, ampliando a interatividade e participação dos alunos nas aulas. E os kits de material e uniforme escolar são entregues anualmente para todos os estudantes, incluindo EJA (Educação de Jovens e Adultos). Também foram implantados os parquinhos inclusivos em todas as escolas.

Novas escolas foram inauguradas, aumentando mais de mil vagas! Foram entregues as escolas municipais Residencial Santa Joana, região da Área Cura, Jardim das Estâncias, região do Matão, e Maria Luísa Cia Medeiros, região do Picerno. Uma unidade também está em construção ao lado do condomínio Viva Vista, região de Nova Veneza, voltada para mais cerca de 400 alunos do Ensino Fundamental II. E mais duas unidades também estão em planejamento na região de Nova Veneza.

As unidades escolares receberam reformas e ampliações, como Parque Regina, região do Matão e José de Anchieta, região central. Além disso, as unidades receberam reforma ou construção de quadras cobertas. As escolas municipais São Judas Tadeu, região da Área Cura, e na Magdalena Maria Vedovatto Callegari, região do Maria Antonia, contam com Ensino em Tempo Integral, como um projeto piloto. E para o ensino profissionalizante, foram implantados na cidade polos da Fatec, Etec e Univesp.

A merenda escolar foi readequada, com cardápio variado e nutritivo, além da introdução de alimentos da agricultura familiar, promovendo uma alimentação balanceada e reconhecida na região. O Proeb (Programa Pró Educação Básica) foi ampliado. Agora, são 84 escolas de educação infantil parceiras e participantes do programa e 6.228 crianças de zero a três anos atendidas, um investimento de mais de R$ 3 milhões por mês. Desde 2017, 1.680 novas vagas foram criadas no programa, zerando a fila e espera por creches em Sumaré.

Além disso, o projeto Jovem Empreendedor foi implantado em 100% das salas de aula municipais, beneficiando cerca de 17 mil alunos do Fundamental I e II, Ensino Médio e EJA (Educação para Jovens e Adultos).

A Prefeitura recebeu 107 kits de Lego Braille Bricks, por meio de uma parceria do Núcleo da Inclusão da Secretaria de Educação com a Fundação Dorina Nowill para Cegos. Os kits vão ampliar o repertório de materiais acessíveis para a educação de alunos com deficiência visual atendidas na rede municipal de ensino. Sumaré é pioneira no projeto na RMC (Região Metropolitana de Campinas).

Os kits foram destinados às Salas de Recursos Multifuncionais e salas de aula onde há alunos com baixa visão ou cegueira. Os blocos de montagem foram adaptados e moldados com a mesma quantidade de pontos em relevo usados nas letras e números do alfabeto Braille.

A Polícia Civil, Militar e Guarda Civil Municipal estão em constante conversa para manter a segurança nas escolas. As rondas escolares foram intensificadas e ocorrem diariamente em todas as unidades escolares. Também foi implantado o botão do pânico e câmeras de monitoramento em todas as unidades, capacitação dos professores para situações de risco, curso de defesa pessoal para docentes e outros profissionais da educação, formação em primeiros socorros dos funcionários das escolas, o Samuzinho.

INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA

 Sumaré recebeu o maior conjunto de obras viárias da história: foi entregue recentemente o viaduto do Jardim Primavera, que liga o bairro à avenida João Argenton, região central, e mais dois viadutos estão em construção: são os dispositivos de ligação de Sumaré e Hortolândia e das avenidas José Mancini, no Centro, e Amizade, em Nova Veneza, que vão agilizar o trânsito, ofertar mais segurança, fluidez e são novas opções de tráfego. E mais dois viadutos, também em parceria com a Rumo, já estão previstos nas regiões central e do Picerno.

Para a passagem da população, novas pontes foram recuperadas. Foram implantadas novas pontes de ligação entre as ruas Eugênia Biancalana Duarte e a Joseph Pleasent Fenley, nas proximidades do shopping popular, região central, ale das pontes na Estrada Municipal Mineko Ito (Estrada do Barreiro), Maria Antônia, Salerno, Florença, Lucélia e avenida Emílio Bosco. Importantes avenidas foram revitalizadas, como a Amizade, Rebouças, Fuad Assef Maluf, Emílio Bosco e Renato Selmi.

O PRC (Programa de Recape Contínuo) segue levando asfalto novo e de qualidade para todas as regiões, com apoio do deputado Dirceu Dalben. Desde 2017, mais de dez milhões de metros quadrados de pavimentação foi feita, garantindo melhores condições de tráfego e mais segurança para motoristas e pedestres.

Sumaré já conta com mais de 50% da cidade com iluminação em led. A renovação total da iluminação pública da cidade segue em andamento e as lâmpadas comuns estão sendo substituídas por modernas luminárias led em toda a cidade. Mais de 26 mil pontos, incluindo vias públicas, praças e espaços públicos, serão beneficiados com a troca de lâmpadas nos próximos meses, além da implantação de mais mil novos pontos durante o primeiro ano de contrato, ampliando a eficiência energética e a segurança da população.

A avenida Júlio de Vasconcelos, via de acesso à entrada da cidade, foi totalmente revitalizada e recebeu ciclovia. A rodovia Adauto Campo Dall’Orto, também conhecida como José Lozzano Araújo, que liga Sumaré a Paulínia, foi duplicada. A estrada municipal Mineko Ito recebe uma nova ponte. A rotatória da praça do Evangelho, no Matão, foi duplicada e estacionamentos a 45 graus estão sendo instalados por toda a cidade.

A sinalização de trânsito foi reforçada em toda a cidade, com pintura no chão e implantação de placas indicativas. O objetivo é garantir mais segurança a motoristas e pedestres com a adequada e nítida sinalização do trânsito. Novos uniformes e equipamentos foram entregues para os agentes de trânsito, novos pontos de ônibus instalados, ampliando os abrigos para passageiros na cidade. Os acessos para embarque e desembarque de passageiros do transporte coletivo são mais amplos e possuem cobertura, protegendo o cidadão do calor e chuva. 

Os veículos do transporte municipal foram renovados e novas linhas foram criadas. Os novos ônibus estão equipados com ar-condicionado, wi-fi, câmeras e tomadas USB para carregamento de celulares, oferecendo mais conforto e comodidade aos usuários. E, em breve, um novo Terminal Rodoviário será construído.

A prefeitura de instalou as primeiras lixeiras em contêineres subterrâneos da cidade na avenida Rebouças, região central, com capacidade de armazenamento de três metros cúbicos cada uma. A medida visa, além de estimular o descarte do lixo corretamente, reduzir a poluição e modernizar a gestão de resíduos sólidos do município.

SUMARÉ INVESTIU EM LAZER E NA SEGURANÇA PÚBLICA SEM ABRIR MÃO DO DESENVOLVIMENTO

Complexos esportivos foram entregues e parques lineares estão em construção; para proteger a população, sistema de videomonitoramento recebeu ampliação

Proporcionando espaços de lazer, inclusão e convívio social, a prefeitura implantou vinte novas academias ao ar livre e playgrounds em todas as regiões da cidade. E foi implantada na cidade a primeira academia e playground adaptados de Sumaré, na Vila Yolanda Costa e Silva. Novas mini arenas foram construídas no Matão, São Judas, Virgílio Basso, Nova Veneza e Jardim dos Ipês, em um investimento de R$ 1,5 milhão.

Grandes complexos esportivos foram entregues, entre eles, o CEU (Centro de Artes e Esportes Unificado) Recanto dos Sonhos, na região do Maria Antônia, e CIE (Centro de Iniciação Esportiva) do Bordon, região do Picerno, que ofertam espaços para a prática esportiva, integração social e artística. Parques lineares estão em construção: são eles os parques do João Paulo II, Florença e São Domingos. Os locais contam com pista de caminhada, playground, espaço de lazer para as crianças, campo, iluminação, lago para pesca, uma lista represa e academia da melhor idade.

SEGURANÇA PÚBLICA

A segurança pública de Sumaré também foi modernizada. Para proteger a população, o sistema de videomonitoramento foi ampliado. Câmeras de inteligentes foram instaladas nas principais entradas e saídas da cidade. A Guarda Municipal recebeu novos equipamentos para aperfeiçoamento da Cecom (Central de Comunicação e Monitoramento), otimizando os serviços.

As operações de fiscalização e ronda ostensiva foram intensificadas. Mensalmente os índices de criminalidade caem na cidade. Isso é fruto do trabalho de uma Guarda Municipal preparada e que atua em conjunto com as Polícias Militar e Civil. As operações de segurança, capacitações e cursos de atualização foram intensificados. Além disso, novos equipamentos, uniformes e itens de segurança foram entregues às corporações.

O posto do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado em Sumaré. Além disso, a Defesa Civil de Sumaré ganhou uma sede descentralizada na região do Matão e uma nova sede central, com nova central e espaços mais modernos.

AÇÃO SOCIAL

A Ação Social se tornou referência para a região. As ações do SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social) foram ampliadas, realizadas em parceria com a Casa de Acolhimento Resgatar. Além de promover o acompanhamento psicossocial da população em situação de rua, as equipes trabalham em orientações preventivas e nos cuidados das pessoas que decidem permanecer nas ruas.

E quando as temperaturas caem, equipes formadas pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Fundo Social de Solidariedade e Secretaria de Inclusão Social realizam um trabalho intensivo de orientação e entrega de cobertores e agasalhos, alimentação, kits de higiene para as pessoas que se recusam a ir para os abrigos parceiros.

As campanhas contínuas de arrecadação seguem forte. A população pode doar alimentos, agasalhos, brinquedos e produtos de higiene o ano todo, que são encaminhados para as famílias em situação de vulnerabilidade social.

Para distribuição das roupas doadas durante a Campanha do Agasalho e os brinquedos na Campanha de Arrecadação de Brinquedos, o Fundo Social de Solidariedade promove a Boutique Solidária e a Loja de Brinquedos Solidária, para que as crianças e famílias escolham os itens que mais as agradam e atendam suas necessidades.

Foi implantado na cidade o projeto Meu Primeiro Filho, um curso de orientação médica e psicossocial de aprendizado às mães de primeira viagem que fazem acompanhamento na Base de Excelência da Mulher. Sumaré também conta com o Programa Municipal Dignidade Íntima, para a distribuição gratuita de kits com produtos relacionados à higiene menstrual para as alunas das escolas da cidade.

As ações do Outubro Rosa e Novembro Azul foram intensificadas, promovendo a prevenção dos cânceres de mama e de próstata. As atividades da Semana da Mulher ocorreram em todas as regiões, com diversas ações de saúde, beleza, palestras, atividades físicas, grupos de orientação, além da Boutique Solidária da Mulher e da premiação ‘Mulher Destaque’, homenageando mulheres notórias em suas áreas de atuação.

O Natal do Bem encantou a população. Toda a cidade foi decorada com garrafas pet e em todas as regiões a população conferiu ambientes que proporcionaram momentos encantadores e também a visita do Papai Noel. A parceria com a Coca-Cola foi renovada e Sumaré recebeu a Caravana Iluminada.

A cidade agora conta com o restaurante popular Bom Prato, que serve café da manhã, almoço, jantar e conta com a unidade itinerante. Por dia, são servidas 2,5 mil refeições, ofertando alimentação e dignidade para quem precisa. O Bom Prato Sumaré está instalado em um imóvel na rua José Maria Miranda, 581, Centro. Além disso, a cada três meses, a unidade móvel fica instalada em um ponto da cidade, ofertando alimentação de qualidade. 

A prefeitura recebeu duas vans adaptadas com plataforma para transporte de cadeirantes e um veículo utilitário, conquistados para a cidade por intermédio do deputado estadual Dirceu Dalben (Cidadania).

E o sonho de moradia digna segue se tornando realidade para centenas de famílias. Foram entregues mais de seis mil títulos, dando a essas famílias o documento definitivo de suas casas. Sumaré também foi contemplada com 189 novas unidades habitacionais de interesse social por meio do programa estadual Casa Paulista, na modalidade Carta de Crédito Imobiliário. As casas serão construídas no Jardim das Palmeiras, na região central da cidade. As famílias com renda de até três salários mínimos receberão um subsídio de R$ 13 mil do programa, permitindo que seja negociada a compra das moradias.

Para um atendimento acolhedor, humanizado e especializado, a prefeitura implantou os Centros de Transtorno do Espectro Autista nos Centros da Criança do Município, que ampliaram o atendimento humanizado às pessoas com autismo de zero a 17 anos e 11 meses encaminhadas pelas unidades básicas de saúde para avaliação, diagnóstico e acolhimento. Uma nova sede da Central de Cadastro Único foi inaugurada na região central. Além disso, foi implantado o trailer do programa, que percorre os bairros ofertando atendimento.

COLABORADOR

Luiz Dalben honrou até o último mês o compromisso que firmou com os colaboradores. Houve reposição salarial, além dos salários e décimo terceiro serem pagos em dia e até antecipados. Foi implantado o cartão de cale-alimentação, com reajuste anual, além do reajuste do Auxílio Saúde.

O abono natalino é pago em dinheiro, também com reajuste anual. E foram equiparados os salários dos professores P1 e P2. Também foi feito o pagamento do abono salarial/Fundeb e progressão de carreira (enquadramento) atrasada dos colaboradores.

A prefeitura também oferece melhores condições de trabalho aos funcionários, com reformas dos prédios públicos e aquisição de novos equipamentos, além de cursos de capacitação internos e parcerias com unidades de ensino da cidade, que garantem descontos em diversos cursos aos servidores municipais, principalmente cursos de nível superior e técnico.

RETOMADA DA ECONOMIA

Com uma gestão eficiente dos recursos públicos, a prefeitura tem como filosofia fazer mais com menos e sempre trabalhando também em busca de parcerias com os governos federal e estadual e a iniciativa privada para realizar obras e serviços. Com isso, foram atraídos novos e grandes empreendedores, além do primeiro shopping.

Recentemente, a Microsoft, empresa global líder em tecnologia, e Mercado Livre escolheram Sumaré para a instalação de um centro de processamento de dados e central de distribuição. Essa é uma conquista extraordinária para a cidade e região, representando um grande impulso para o desenvolvimento, gerando empregos e fortalecendo ainda mais a economia.

A taxa de desemprego de Sumaré está zerada, um marco significativo no aumento da geração de renda e empregos na cidade e dando destaque para o empenho da prefeitura em criar políticas públicas eficazes para estimular a geração de empregos e promover o desenvolvimento econômico da cidade.

As capacitações gratuitas foram ampliadas. São cursos voltados a diversas áreas e para todos os públicos, preparando ou inserindo os moradores no mercado de trabalho, como a Casa Brasil, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empesas), Novotec e as diversas oficinas oferecidas nos serviços do Fundo Social de Solidariedade e Secretaria de Inclusão Social. Além disso, os cursos técnicos e faculdades preparam a população para uma nova profissão.

E uma parceria com a Honda oferta de Curso de Iniciação Profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social, para atuarem em diferentes áreas do mercado de trabalho. Com educação e capacitação, os munícipes recebem uma preparação e são empregados diretamente nessas novas vagas de emprego oferecidas pelos novos empreendimentos na cidade.

Valorizando os comerciantes locais, novas feiras livres foram inauguradas – incluindo as feiras noturnas, um grande sucesso na cidade. Destaque ainda para o comércio forte, próspero e competitivo. Sumaré atraiu nos últimos anos empresas de pequeno e médio porte, como lojas de rede, clínicas especializadas, e do setor de serviços.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico não mediu esforços em apoio à classe empresarial. Um exemplo é o posto do Sebrae Aqui, que coloca inúmeros serviços à disposição dos empreendedores da cidade. São palestras, cursos e oficinas nas áreas de serviços, comércio e indústria – todos de grande valia para fortalecer o polo empresarial. E foram inaugurados postos nas regiões do Matão e Área Cura, descentralizando os atendimentos.

O projeto ‘Mulher Mais’ foi implantado na cidade, oferecendo qualificação profissional gratuita às mulheres cadastradas nos programas sociais desenvolvidos pela prefeitura. E em parceria com o Governo do Estado, por intermédio do deputado Dirceu Dalben, Sumaré recebe a carreta do programa Via Rápida, ofertando capacitação profissional gratuita.

“Foram muitos os desafios nestes últimos oito anos, mas com muito trabalho, planejamento e gestão estratégica, conseguimos colocar a casa em ordem e investir para Sumaré crescer! Todos os setores receberam melhorias e a cidade está em um ritmo constante de progresso. Trabalhamos muito em prol da população, para oferecer serviços de excelência, que contribuam para a qualidade de vida e que façam nossos moradores terem orgulho de viver em Sumaré”, disse Luiz Dalben.

Deixe um comentário