Política
Letinho e secretário de Segurança Carlos Fanti, em reunião com representantes do Corpo de Bombeiros

Leitinho confirma locação de imóvel para base provisória dos Bombeiros em Nova Odessa

Administração segue agora com os trâmites para que a locação aconteça ainda neste mês, e a preparação do prédio ocorra até dezembro; construção do prédio próprio depende de verba

O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), recebeu na segunda-feira (19) em seu gabinete o novo comandante do 16º Grupamento de Bombeiros do Interior, major Kleber Moura de Oliveira, e o subcomandante, capitão Bruno César Penna Gobbo. Na ocasião, foi confirmada a locação de um imóvel para a implantação da base provisória do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado no município.

A reunião contou também com a participação do secretário municipal de Segurança, coronel Carlos Fanti. O convênio do Governo do Estado com a Prefeitura, que vinha sendo negociado desde 2021, vem sendo acompanhado desde o início pelo vereador Professor Antonio, assim como pelo ex-comandante do 16º, tenente coronel Harley Washington Ferreira.

O convênio foi publicado no Diário Oficial do Estado do último dia 15 de setembro. Firmado entre o governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Segurança Pública, e o município, a parceria prevê a “execução de serviços de prevenção e extinção de incêndios, busca e salvamento e outros que, por sua natureza, insiram-se no âmbito de atuação do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar” paulista.

De acordo com Fanti, a Prefeitura de Nova Odessa segue agora com os trâmites para que a locação aconteça ainda neste mês, e a preparação do prédio ocorra até dezembro. “Foi uma reunião muito proveitosa. A gestão do prefeito Leitinho segue empenhada, não medindo esforços, para que a Base dos Bombeiros entre em operação o mais breve possível, beneficiando a população de Nova Odessa, que sempre dependeu de outras cidades da região”, explica.

O Corpo de Bombeiros funcionará de forma provisória em imóvel locado até que seja construída a sua base definitiva no Bosque dos Cedros, em área municipal de 3,9 mil metros localizada na Avenida João Pessoa, a poucos metros da Avenida Ampelio Gazzetta – que também abrigará, futuramente, as bases da GCM (Guarda Civil Municipal) e da Defesa Civil Municipal, formando o “Complexo Municipal de Segurança”.

“Demos carta branca ao nosso secretário de Segurança, o coronel Fanti, para locar o imóvel a fim de colocarmos o Corpo de Bombeiros em operação até recebermos a verba para construir o prédio próprio. Já temos até caminhão autobomba e viatura de resgate reservados em São Paulo, assim como a mobília, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e equipamentos eletrônicos, que custaram cerca de R$ 2,1 milhões”, destacou Leitinho.

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar em Nova Odessa contará com um efetivo de 14 profissionais militares (cujos salários e benefícios também vão ser pagos pelo Estado). Já a Prefeitura vai arcar com os custos mensais da base (como água, luz e telefone). 

Atualmente, Nova Odessa conta com a Associação dos Bombeiros Civis Voluntários, com equipes para resgate e remoção de feridos leves. Casos mais graves, no entanto, demandam o acionamento da corporação estadual, cujas unidades mais próximas ficam sediadas em Americana e Santa Bárbara d’Oeste.


Deixe um comentário