Política
A maioria das representações se refere a propaganda negativa, com pedidos de liminar

Justiça de Hortolândia registra 11 processos de denúncia por propaganda eleitoral irregular

Três deles já foram arquivados definitivamente, enquanto os demais continuam em tramitação, com períodos para apresentação de recursos e manifestação das partes citadas nas demandas

Beto Silva | Tribuna Liberal

Até quarta-feira (11), a Justiça Eleitoral de Hortolândia registrou 11 processos relacionados à propaganda eleitoral nas eleições municipais. A maioria das representações apresentadas nas zonas eleitorais (1º grau) refere-se a propaganda negativa, com pedidos de liminar devido à veiculação de conteúdo irregular. Entre os casos, há também pedidos de impugnação de distribuição de panfletos e jornais irregulares e representações por propaganda extemporânea (realizada antes do dia 16 de agosto). Dos 11 processos, três já foram arquivados definitivamente, enquanto os demais continuam em tramitação, com períodos para recursos e apresentação de manifestação.

De acordo com o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), em todo o Estado foram recebidos, até quarta-feira, mais de 1,7 mil processos referentes à propaganda eleitoral. O órgão destaca que qualquer pessoa pode consultar os processos que tramitam nas zonas eleitorais, no TRE-SP e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), através da plataforma de consulta pública unificada do Processo Judicial Eletrônico (consultaunificada.pje.tse.jus.br)

Na plataforma, é possível pesquisar por ações de propaganda eleitoral, registros de candidatura, fraudes à cota de gênero, investigações sobre abuso de poder político ou econômico, e prestações de contas de campanha, entre outras. A busca pode ser feita preenchendo ao menos um dos campos disponíveis, como número do processo, nome da parte, CPF ou CNPJ, número da OAB, ou órgão da Justiça Eleitoral onde a ação tramita. Filtros adicionais, como classe judicial, estado, município, ano da eleição e período de dados de autuação também podem ser utilizados na pesquisa.

Para acompanhar ações de interesse, é possível se cadastrar para receber notificações por e-mail sobre novas movimentações processuais. Basta acessar a página inicial do site do TRE-SP, selecionar a aba “serviços judiciais”, clicar em “Processo Judicial Eletrônico (PJe)” e seguir para “Acesso ao Sistema (Oficial)” para processos de 1ª instância (PJe ZE) ou 2ª instância (PJe TRE-SP). Após clicar no menu “push” e efetuar o login, quem ainda não possui acesso deve clicar em “Ainda não está cadastrado?” e siga os passos indicados para completar o cadastro. Uma vez logado, é só inserir o número do processo para acompanhar as atualizações, que serão enviadas para o e-mail cadastrado.

A plataforma abrange apenas os processos públicos, sem solicitar procedimentos ou documentos sob segredo de justiça ou sigilo, em conformidade com a Resolução 121/2010 do Conselho Nacional de Justiça. A publicidade dos atos processuais é um princípio garantido pelo artigo 5º, inciso LX, da Constituição Federal, permitindo a qualquer pessoa o acesso a informações sobre processos judiciais, independentemente de ser advogado ou parte interessada. Essa transparência na consulta processual busca garantir o acesso à informação e a ampla fiscalização dos atos eleitorais, contribuindo para um processo eleitoral mais justo e informado para todos os cidadãos.

Deixe um comentário