Política
Após quase duas décadas de espera, famílias recebem título de propriedade de suas casas

Hortolândia regulariza 16 imóveis no Jd. Amanda com entrega de escrituras

Ação de entrega das documentações foi realizada pelo prefeito Zezé Gomes (Republicanos), em abordagem porta a porta nesta quarta-feira com as famílias contempladas no bairro

Da Redação | Tribuna Liberal

Para alguns moradores do Jardim Amanda, em Hortolândia, o final de ano vem acompanhado do sentimento da casa própria. Isso porque a Secretaria de Habitação, realizou, nesta quarta-feira (11), a entrega de títulos de regularização fundiária a 16 imóveis localizados no cruzamento das ruas Carlos Chagas e Rui Barbosa. A ação de entrega das documentações foi realizada pelo prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes (Republicanos), em abordagem porta a porta com as famílias contempladas.

Após a abordagem individual de cada família contemplada com a ação, o prefeito enfatizou que a política de regularização é uma das prioridades da administração municipal. “Hoje foi um dia histórico para 16 famílias do Jardim Amanda, que, após quase duas décadas de espera, receberam o título de propriedade de suas casas. Entregar essas escrituras é muito mais do que um ato administrativo, é garantir dignidade, segurança e a certeza de que essas moradias são delas de fato e de direito. Com a escritura que garante o título de propriedade em mãos, as famílias têm condições para fazer um financiamento para reformar a casa e ampliar os cômodos. Continuamos avançando na regularização fundiária porque sabemos que este é um passo importante para transformar sonhos em realidade”, declarou Zezé Gomes.

Segurança jurídica que é expressada pelo morador Hudson Ruiz Bovolon. “Este é um momento de muita alegria por saber que o imóvel agora é nosso. Nós ouvíamos muito que este local era terra de ninguém, que em algum dia essas casas poderiam ser desapropriadas. Com a escritura, sabemos que o imóvel é nosso, que agora podemos investir em reformas ou até mesmo vender a casa no futuro”, comenta Hudson, que há 11 anos reside no imóvel agora regularizado pela ação da prefeitura.

Para o secretário de Habitação de Hortolândia, Rogério Mion, a regularização fundiária permite que os moradores beneficiados mantenham o vínculo afetivo com o bairro e local onde moram. “Esta ação compõe o maior programa habitacional lançado pela Prefeitura na história de Hortolândia. Tanto que já são mais de 2,6 mil títulos de regularização entregues pela Secretaria de Habitação, desde 2021. Nós ficamos muito felizes em poder levar a segurança jurídica para as famílias que mais precisam. É importante construir prédios, mas garantir a história e identidade das famílias com o lugar de onde vieram é melhor ainda”, afirma Mion.

A moradora do Jardim Amanda, Silvana Dias de Melo, comenta a relação afetiva que tem com o imóvel onde reside. “Esta é uma grande conquista para mim. Muitas pessoas trabalham durante anos e economizam dinheiro para comprar a casa própria. Já eu adquiri esta casa com o dinheiro que herdei do meu pai. Se eu perdesse esta casa, se eu fosse para um apartamento, não seria a mesma coisa. Este documento significa muito para mim, porque representa uma luta travada pelo meu pai há alguns anos”, celebra.

Com a ação desta quarta-feira no Amanda e com a cerimônia de entrega de 126 títulos a moradores do Jardim Novo Ângulo, prevista para terça-feira (17), a Prefeitura de Hortolândia encerra o ano de 2024 com um balanço de 2.658 títulos de regularização fundiária formalizados desde 2021. A previsão da administração municipal é continuar intensificando a regularização fundiária no município nos próximos anos, como projeta o secretário de Governo e vice-prefeito eleito, Cafu César.

“O governo Zezé Gomes vai dar continuidade àquilo que já se iniciou em 2021, que é o maior programa de regularização fundiária da história de Hortolândia. Temos, ainda, a previsão de regularizar, nos próximos anos, mais três mil imóveis, além das moradias que serão construídas pelo ‘Minha Casa, Minha Vida’. Então, para os próximos quatro anos queremos que mais quatro mil famílias tenham sua casa própria”, afirmou Cafu.

Deixe um comentário