Política
Cerimônia reuniu população, autoridades municipais e estaduais, além do governador Tarcísio

Hortolândia se torna a primeira cidade da região a receber Praça da Cidadania

Espaço foi inaugurado nesta quinta-feira (25) e já pode ser utilizado pela população; governador Tarcísio de Freitas participou da solenidade

Da Redação | Tribuna Liberal

Hortolândia se tornou, nesta quinta-feira (25), a primeira cidade da RMC (Região Metropolitana de Campinas) a receber uma Praça da Cidadania. O complexo comunitário foi construído por meio de uma parceria entre o Fundo Social da Prefeitura de Hortolândia e o Fundo Social do Governo do Estado de São Paulo. A cerimônia de entrega do equipamento público reuniu, no Jardim Nova América, a população, além de autoridades públicas do âmbito municipal e estadual, entre as quais o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas e o prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes, ambos do Republicanos.

A Praça da Cidadania de Hortolândia se soma às outras seis unidades disponíveis no Estado de São Paulo, todas concentradas na região metropolitana da capital. Para o prefeito de Hortolândia, a boa relação com o governo estadual justifica o êxito em obras de infraestrutura e desenvolvimento social na cidade.

“Hortolândia tem um histórico positivo de parceria com o Governo do Estado de São Paulo. Uma das primeiras parcerias foi a implantação do sistema de saneamento básico e abastecimento pela Sabesp, o que foi fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade. Depois, veio o Corredor Metropolitano, viabilizando o tráfego de veículos pela nossa Ponte Estaiada. Nosso diálogo com o governador Tarcísio começou há alguns anos, quando ele ainda era ministro da Infraestrutura. Esta é mais uma obra impulsionada pela boa relação com o Governo do Estado. O cuidado com as pessoas, que já é uma marca consagrada em Hortolândia, está também alinhado com as diretrizes do governo estadual”, declarou Zezé Gomes.

Para o governador de São Paulo, a articulação política com o município permitirá a realização de outros investimentos na cidade. “Esta é uma entrega muito positiva. Hortolândia pode esperar sempre esta parceria do Governo do Estado. A Praça de Cidadania é um local de formação, onde serão ministrados muitos cursos, o que é extremamente interessante. Vai ser também um local que permitirá formar novos microempreendedores ou abrir as portas de mercado de trabalho para muitas pessoas. Nós temos parcerias com Hortolândia que estão sendo estabelecidas na área de infraestrutura, com viadutos que estão sendo concluídos e também investimentos na área da saúde. Os caminhos estão abertos para que a gente trabalhe sempre em parceria e possa fazer a diferença”, revelou o chefe do Executivo Estadual. Um desses investimentos de infraestrutura é a construção do Viaduto da Vila Real, cujo início das obras está previsto para o próximo mês.

O complexo da Praça da Cidadania de Hortolândia conta com sete mil metros quadrados construídos. O empreendimento abriga uma infraestrutura diversificada para a prática de atividades esportivas e de lazer, com a instalação de uma quadra poliesportiva coberta, quadra de futebol Society, pista de skate, pista de caminhada, bicicletário, parque infantil, academia ao ar livre, horta comunitária e um redário. Para presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, o espaço favorecerá a convivência comunitária, sendo que a área esportiva e de lazer já pode ser utilizada pela população.

“É com muita alegria que estamos inaugurando a Praça de Cidadania de Hortolândia, que é a primeira de fora da região metropolitana de São Paulo. Este será para a comunidade um espaço de lazer, convivência e de capacitação profissional. Esta inauguração reforça o compromisso do governo estadual, por meio do Fundo Social de São Paulo, com o desenvolvimento social do Estado. Que esta Praça da Cidadania de Hortolândia seja um espaço de transformação social para a comunidade”, comentou a primeira-dama, Cristiane Freitas.

A construção da Praça da Cidadania de Hortolândia foi viabilizada em 2021, quando a presidente do Fundo Social de Hortolândia, Maria dos Anjos, visitou a unidade de Guarulhos e de Santo André para conhecer o programa social. Depois de se reunir com a presidência do Fundo Social do estado, a Prefeitura de Hortolândia assinou, em abril de 2022, um convênio com o governo estadual autorizando o início das obras.

A presidente do Fundo Social de Hortolândia, Maria dos Anjos, expressa a satisfação em entregar o equipamento público à população. “Meu coração está em festa. Este é um projeto com o qual sonhei e finalmente se realizou. Ter este equipamento para atender o nosso povo é muito importante, tanto para qualificar as pessoas quanto para trazer qualidade de vida para esta região. Sem contar que nós somos a primeira cidade da região a possuir esse tipo de equipamento público. Poderão vir outras, mas Hortolândia demonstra estar um passo à frente com a entrega da primeira Praça da Cidadania da região”, afirmou Maria dos Anjos.

O grande diferencial da Praça da Cidadania é contar com um espaço exclusivo para a formação profissionalizante da população. A Escola de Qualificação Profissional apresenta dez salas, onde serão oferecidos cursos diversos como informática, gastronomia, moda e arte, beleza e bem-estar, entre outros.

O secretário de Governo de Hortolândia, Carlos Augusto César, o Cafu, revelou outros projetos municipais discutidos com o Executivo Estadual. “O nosso governo é um governo de diálogo. Nós mantemos diálogo com o Governo Federal e com o Governo do Estado, e esta é mais uma demonstração de uma obra que o governo estadual implementa na cidade. Conversamos com o governador Tarcísio e ele se prontificou em ajudar na área da saúde e vamos fazer também uma área do idoso para o Programa Vida Longa”, encerra Cafú.

Deixe um comentário