Hortolândia atualiza ações no maior congresso brasileiro de habitação
Encontro nacional reuniu diversos municípios para discussão
de temas como regularização fundiária, desenvolvimento das cidades e utilização
de novas tecnologias
Da Redação | Tribuna Liberal
A Prefeitura de Hortolândia participou do “5º Congresso Brasileiro de Habitação Social e Agentes Públicos de Habitação”, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento realizado nesta semana reuniu profissionais do setor privado de habitação e agentes públicos representantes das esferas municipal, estadual e federal.
Considerado o maior congresso brasileiro de Habitação Social, o evento promovido pelo Instituto Habita teve por objetivo discutir o presente e o futuro das políticas públicas habitacionais, além de apresentar os principais desafios e avanços no segmento. Ao longo dos três dias de programação, os participantes assistiram a nove palestras ministradas por especialistas renomados do setor.
Entre os temas debatidos no encontro, o público pôde conhecer as tecnologias e inovações do setor de habitação para a construção das cidades do futuro. No âmbito governamental, os agentes públicos refletiram sobre os impactos do Plano Diretor na proposição de políticas públicas, associaram a regularização fundiária como alternativa para o déficit habitacional e aprenderam sobre processos licitatórios, loteamentos, registros imobiliários e práticas de assistência técnica de habitação de interesse social.
O congresso também debateu o pacote de recursos destinados pelo Governo Federal para a promoção do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) de Regularização Fundiária e a abrangência de mais uma edição do “Minha Casa, Minha Vida”, programa habitacional com o qual a Prefeitura de Hortolândia foi contemplada com 400 moradias.
Representante da Prefeitura de Hortolândia no congresso, o secretário-adjunto de Habitação, Renato Franceschini Bueno, avalia a contribuição do evento para a promoção de ações habitacionais na cidade. “A participação nesse congresso nos possibilitou a oportunidade de conhecer as ações adotadas por outros municípios e as experiências que se apresentam como soluções para a questão do déficit habitacional. Esse evento também nos possibilitou o diálogo direto com o Governo Federal por meio da Secretaria Executiva do Ministério das Cidades, com quem discutimos os detalhes do programa Minha Casa Minha, Vida em Hortolândia”, afirma Renato Franceschini.
O encerramento do evento contou com um talk show para discutir o futuro da habitação no Brasil e a solenidade de entrega do prêmio “21 de Agosto”, que reconhece as melhores iniciativas no âmbito habitacional em todo território nacional. Por fim, municípios contemplados com o programa Minha Casa, Minha Vida se reuniram com representantes da Caixa Econômica Federal para tirar dúvidas e receber orientações.
Deixe um comentário