Hortolândia ‘exporta’ projeto de eficientização energética para cidade do Mato Grosso
Idealizado por Zezé Gomes, usinas solares garantirão
economia de mais de R$ 4 milhões/ano e autossuficiência energética em 200
prédios públicos
Da Redação | Tribuna Liberal
O programa de eficientização energética adotado por Hortolândia e que se tornou referência no Brasil na produção de energia limpa e renovável, agora, deve ser adotado pela cidade de Canarana, no Estado do Mato Grosso. Nesta quarta-feira (10), o prefeito Zezé Gomes (Republicanos) recebeu a visita do prefeito matogrossense Fábio Faria e do vereador canaranense Jocasta Porto. Eles vieram em comitiva para conhecer de perto o projeto de eficientização energética implantado em Hortolândia.
Acompanhados pelo secretário municipal de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Carlos Roberto Prataviera Júnior, eles conheceram o Paço Municipal de Hortolândia, onde participaram de reunião e, em seguida, foram visitar o canteiro de obras do novo Paço Municipal, onde foi inaugurado, pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a primeira usina fotovoltaica do município.
No total, o Governo do prefeito Zezé Gomes entregará 21 usinas solares até o segundo semestre deste ano e elas serão responsáveis pelo abastecimento energético de todos os 200 prédios públicos do município, o que garantirá uma economia de mais de R$ 4 milhões/ano para os cofres públicos.
“Foi com muita alegria que recebemos o prefeito Fábio Faria e o vereador Jocasta Porto da cidade de Canarana, Mato Grosso. A nossa equipe técnica apresentou todos os detalhes do projeto de eficientização energética que estamos implantando em Hortolândia, levamos a comitiva para conhecer o novo Paço Municipal, onde está uma das nossas usinas solares. Eles ficaram encantados com a tecnologia empregada. A sustentabilidade já é uma realidade em Hortolândia e percebemos que esse projeto vem se tornando um case para o Brasil. Diversas autoridades de outras localidades, como por exemplo, da cidade de Franca, já esteve em nossa cidade para conhecer o nosso projeto e não mediremos esforços para poder contribuir com as demais cidades que tenham a vontade política de inovar e garantir um futuro mais sustentável para a sua comunidade”, destacou Zezé Gomes.
O prefeito Fábio Faria comentou que em Canarana ele vem empregando ações voltadas para a eficientização energética. Faria destacou que no município, com quase 30 mil habitantes, já realizou a troca das lâmpadas dos prédios públicos por tecnologia LED, mais eficientes. A iluminação pública também foi beneficiada com a implantação das luminárias LEDs. em todas as ruas e avenidas.
“Nosso projeto já foi iniciado com a troca das lâmpadas por luminárias LEDs em toda a cidade. Isso representa uma economia importante para os cofres municipais. Ficamos sabendo do projeto de implantação das usinas fotovoltaicas em Hortolândia e resolvemos vir conhecer de perto esse trabalho. Nosso grande objetivo é aprender e seguir os mesmos passos de Hortolândia”, afirmou o prefeito matogrossense.
O vereador Jocasta Porto também parabenizou a iniciativa pioneira de Hortolândia ao implantar 21 usinas fotovoltaicas e, assim, garantir energia suficiente para abastecer todos os 200 prédios públicos do município. “Vim representando a Câmara de Canarana e, ao lado do prefeito Fábio Farias, conhecemos esse projeto das usinas fotovoltaicas de Hortolândia. Nosso grande objetivo é levar esse projeto fantástico, de eficientização energética, para a nossa capital nacional do gergelim. Hortolândia, do prefeito Zezé Gomes, está de parabéns”, disse o parlamentar.
O projeto de eficientização energética garantiu para Hortolândia, no mês de março deste ano, o segundo lugar, na categoria Cidade Sustentável, no concurso promovido pela Smart City Expo Curitiba. Hortolândia concorreu com outros 300 projetos. “A conquista de Hortolândia no Smart City Expo Curitiba é um reflexo do compromisso de nossa comunidade com práticas sustentáveis e inovadoras. Estamos orgulhosos de sermos reconhecidos como uma cidade que está na vanguarda da sustentabilidade”, finalizou o prefeito Zezé Gomes.
Deixe um comentário