Henrique do Paraíso e Willian Souza intensificam polarização na internet
Candidatos a prefeito de Sumaré sobem o tom em críticas e aumentam polarização política na cidade em busca dos votos no próximo domingo, quando acontece o 2º turno das eleições; debate aumentou após apoio da família Dalben a Willian
Da Redação | Tribuna Liberal
Faltando menos de uma semana para o segundo turno das eleições municipais em Sumaré, os candidatos à prefeitura, Henrique do Paraíso (Republicanos) e Willian Souza (PT), elevaram o tom das críticas e intensificaram a polarização nas redes sociais. A disputa entre o candidato da direita, Henrique, e o candidato da esquerda, Willian, ganhou novos capítulos com novos vídeos e postagens nas redes sociais, onde ambos reforçam suas ideologias e apoios e atacam o adversário.
Henrique do Paraíso, que obteve 44,41% dos votos no primeiro turno, posiciona-se firmemente como o candidato de direita, com um discurso alinhado a pautas conservadoras, como a defesa de valores cristãos e a contrariedade ao aborto, com um discurso ‘antiesquerda’. Em suas últimas publicações, ele tem focado na defesa dos valores tradicionais e no enfrentamento do PT na cidade. Henrique fala em “libertar Sumaré”. O candidato do Republicanos critica as políticas da esquerda, associando o partido de Willian Souza a governos que, segundo ele, deram errado.
Do outro lado, Willian Souza, com 31,43% dos votos na primeira etapa do pleito, adotou um discurso centrado em políticas de inclusão social, saúde e educação. O candidato do PT, em vídeos divulgados nas redes sociais, responde e acusa Henrique de “resolver as coisas com violência e descontrole”.
A polarização entre os dois candidatos intensificou-se após a publicação de vídeos onde ambos trocam duras críticas. Essa é a primeira vez que Sumaré enfrenta um segundo turno em sua história política. A votação, que acontece no próximo domingo (27), reflete um cenário de divisão entre os eleitores, que terão de decidir entre um projeto de governo mais conservador, defendido por Henrique do Paraíso, ou um modelo mais voltado à inclusão social, com Willian Souza.
Nos próximos dias, ambos os candidatos devem continuar suas campanhas nas ruas e nas redes, em um esforço para conquistar o eleitorado indeciso e ampliar o apoio de suas respectivas bases. A expectativa é de que o tom das críticas se mantenha elevado até o fim da corrida, consolidando uma eleição marcada pela polarização política.
APOIO DA FAMÍLIA DALBEN
As críticas se intensificaram depois de Willian Souza receber, na última sexta-feira, o apoio oficial da família Dalben. No primeiro turno, a coligação ‘Sumaré, na Força da Fé com o Time do Bem’, liderada pela família Dalben e com Éder Dalben como candidato, obteve 21.819 votos, ficando em terceiro lugar na disputa pelo Executivo ao acumular 16,95% dos votos válidos. O evento contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), do deputado estadual Dirceu Dalben (Cidadania), do prefeito Luiz Dalben (PSD) e do candidato no primeiro turno Eder Dalben (Cidadania).
Deixe um comentário