Política
Futuros decretos deverão trazer novas regras e mais detalhes da operação da Zona Azul na cidade

Governo Henrique vai reorganizar Zona Azul e pode conceder isenção

Nova legislação abre chance de isentar consumidor que realizar compras nos estabelecimentos de Sumaré, dentro da abrangência do estacionamento rotativo; valor mínimo gasto nas lojas e critérios devem ser estudados pelo Executivo

Paulo Medina | Tribuna Liberal

O governo Henrique do Paraíso vai reorganizar o sistema de estacionamento rotativo da cidade, conhecido como Zona Azul. Uma nova legislação estabelece diretrizes para o funcionamento do serviço, visando melhorar a mobilidade urbana e garantir maior controle sobre as vagas de estacionamento no município. A concessionária responsável pela operação deverá fornecer, no mínimo, um funcionário para cada 70 vagas. A nova legislação ainda abre a possibilidade de isenção da tarifa para consumidores que comprovem compras ou uso de serviços em estabelecimentos comerciais localizados na área da Zona Azul. Tal proposta foi enviada pelo Executivo nesta semana e aprovada pela Câmara de Sumaré.

De acordo com a lei aprovada, o uso das vagas fica limitado por tempo e estará sujeito ao pagamento de uma tarifa específica. A instalação e ampliação do serviço ficarão a cargo da Prefeitura Municipal, que poderá determinar a abrangência da Zona Azul conforme a demanda, através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Rural.

A organização, fiscalização e gerenciamento do sistema também serão de responsabilidade da pasta. O tempo máximo de permanência contínua nas vagas é de duas horas, podendo ser prorrogado uma única vez pelo mesmo período. O tempo de tolerância estabelecido é de 15 minutos sem cobrança de tarifa. Além disso, a reserva de vagas dentro da Zona Azul fica proibida.

Os horários de funcionamento do estacionamento rotativo serão definidos por decreto municipal, podendo ser ajustados em datas especiais, como o Dia das Mães, Natal e Dia dos Pais, mediante solicitação da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré (ACIAS). C

aso um veículo permaneça irregularmente estacionado além do prazo de tolerância, o proprietário será notificado pela pasta ou pela concessionária responsável pelo serviço, recebendo um aviso de irregularidade no para-brisa do carro. Se o usuário não regularizar a situação dentro de 24 horas, será cobrada uma taxa equivalente a duas tarifas da Zona Azul. Persistindo a irregularidade após esse período, o valor da penalidade será equivalente a dez tarifas, devendo ser quitado em até 72 horas.

Os valores arrecadados com a Taxa de Regularização terão um percentual repassado à Prefeitura de Sumaré, conforme estabelecido no contrato de concessão. Além disso, a receita bruta obtida com a operação da Zona Azul terá um percentual mínimo de 10% destinado ao Fundo Municipal de Trânsito. A aquisição de créditos para a utilização do sistema poderá ser feita por diferentes meios, incluindo aplicativos de celular, pagamento em dinheiro, cartões de crédito e débito, PIX e pontos de venda credenciados.

 A concessionária responsável pela operação deverá fornecer todo o material e mão de obra necessários para a gestão das vagas de estacionamento. Para garantir um atendimento adequado, o quadro de monitores deverá manter, no mínimo, um monitor para cada 70 vagas. Também será obrigatória a manutenção de pelo menos um supervisor operacional e um escritório de atendimento aos usuários, preferencialmente dentro da área abrangida pela Zona Azul.

SINALIZAÇÃO

A sinalização das vagas será feita com marcações horizontais e verticais, seguindo as normas e padrões exigidos pela legislação vigente. Todo o material de sinalização instalado pela concessionária será incorporado ao patrimônio público ao final do contrato de concessão.

O novo regulamento determina que a permanência do condutor ou passageiro dentro do veículo não o isenta do pagamento da tarifa. As motocicletas terão áreas exclusivas para estacionamento, previamente definidas pela prefeitura. Caso utilizem vagas destinadas a automóveis, estarão sujeitas à tarifação normal.

TRÁFEGO

O tráfego de veículos de carga com peso bruto total acima de 4.500 kg será proibido na área da Zona Azul nos horários de maior movimento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto nos locais devidamente sinalizados. Já as caçambas utilizadas em reformas deverão pagar integralmente a tarifa correspondente a um veículo comum durante sua permanência na área regulamentada.

Algumas categorias de veículos ficarão isentas do pagamento da tarifa da Zona Azul quando em serviço, incluindo ambulâncias, veículos oficiais da União, do Estado e do Município e carros de oficiais de justiça. No caso dos oficiais de justiça, será necessário um credenciamento junto à prefeitura para obtenção de um certificado que deverá ser colocado no veículo para reconhecimento pelos monitores e fiscais de trânsito.

IDOSOS E PCDs

O projeto aprovado também prevê a reserva de 5% das vagas da Zona Azul para idosos e 2% para pessoas com deficiência com dificuldade de locomoção. O estacionamento nessas vagas será gratuito por um período máximo de três horas, desde que o veículo esteja devidamente identificado com a credencial específica emitida pelo órgão de trânsito. Caso um idoso ou pessoa com deficiência estacione fora das vagas reservadas para sua condição, será cobrado o valor normal da tarifa da Zona Azul. O tempo máximo de permanência deverá ser respeitado e, se excedido, o veículo será notificado por estacionamento irregular.

ISENÇÃO E CONSUMIDORES

A nova legislação ainda abre a possibilidade de isenção da tarifa para consumidores que comprovem compras ou uso de serviços em estabelecimentos comerciais localizados na área da Zona Azul. Os critérios e valores mínimos de consumo para obtenção desse benefício serão definidos posteriormente por decreto municipal, com base em estudos realizados pela prefeitura e possíveis colaborações da ACIAS.

O descumprimento das regras da Zona Azul será passível de penalidades. Serão consideradas infrações estacionar sem o respectivo crédito válido, motocicletas ocupando vagas não destinadas a elas ou permanecer além do período permitido.

Com a reformulação do sistema, a proposta busca melhorar a organização do trânsito, otimizar o uso das vagas de estacionamento e garantir maior rotatividade nos espaços públicos da cidade. Mesmo antes de assumir a prefeitura, Henrique do Paraíso já externalizou ser contrário a um sistema de “indústria da multa” e apontava a necessidade da remodelação no sistema de estacionamento rotativo.

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