Política
Ação contará com 65 pontos oficiais de coleta, entre prédios públicos e estabelecimentos comerciais

Fundo Social de Hortolândia prepara lançamento da Campanha do Agasalho

Segundo o setor, campanha do ano passado foi responsável pela arrecadação e doação de mais de 100 mil roupas e 3.500 cobertores

Da Redação | Tribuna Liberal

Manifestar o amor ao próximo por meio de um gesto de carinho e solidariedade. É com esse convite à população que o Fundo Social de Solidariedade lança oficialmente, nesta quinta-feira (18), a edição 2024 da Campanha do Agasalho. Neste ano, a ação promovida pelo órgão vinculado à Secretaria de Governo da Prefeitura contará com 65 pontos oficiais de coleta, entre prédios públicos e estabelecimentos comerciais.

A Campanha do Agasalho foi idealizada pelo Fundo Social com o objetivo de acolher famílias em situação de vulnerabilidade social, sobretudo durante a época mais fria do ano. Em 2023, a campanha mobilizou a arrecadação de 101 mil peças de roupas e de 3.500 cobertores. Todos os itens foram doados às famílias atendidas pelo FunSol e para instituições e entidades de natureza assistencial da cidade, entre as quais o Núcleo Vinde a Mim, Associação Moriah, Casa da Criança Feliz, Comunidade São Pedro, Escola Evangelho Esperança, Instituição IESHER, ONG Esperançar, Casa Betânia da Paz, Instituto Pernas Voluntárias, ONG Cadefi (Centro de Apoio ao Deficiente Físico), entre outras.

Além de atender entidades assistenciais, a Campanha do Agasalho também colaborou para a Operação Inverno, ação intersetorial organizada pela Prefeitura que tem o objetivo de proteger da temporada de frio pessoas em situação de rua.

Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, Maria dos Anjos, o sucesso da campanha depende da participação da população. “A doação de um cobertor ou de uma peça de roupa pode parecer um gesto muito simples, mas que acaba tendo um impacto imenso na vida de muitas pessoas, principalmente daquelas que mais precisam. Mais do que arrecadar esses itens, a Campanha do Agasalho busca sensibilizar as pessoas a praticarem essa atitude de amor e carinho. É um gesto de solidariedade que, sem dúvidas, vai levar conforto aos lares e aquecer os corações de tantas famílias que não têm condições de se protegerem do frio”, declara Maria dos Anjos.

Assim como aconteceu no ano passado, a Campanha do Agasalho contará com um Dia D de arrecadação de roupas e cobertores. A ação, programada para maio deste ano, deve mobilizar a população por meio do sistema de doação drive-trhu. Detalhes, como data e local, ainda estão sendo definidos pelo FunSol.

Em 2023, outras campanhas do FunSol também impactaram positivamente a vida de muitas famílias. Por meio da “Campanha Alimento Solidário”, o Fundo Social contabilizou a arrecadação de 75 toneladas de alimentos. As ações sociais também ajudaram mulheres em situação de vulnerabilidade social com a entrega de mais de 160 mil absorventes e de cerca de 1.500 kits de maternidade.

Já a campanha “Natal Solidário” arrecadou aproximadamente 6.200 brinquedos para alegrar o final de ano das crianças. Lançada em junho de 2023, a campanha “Farmácia Solidária” contabilizou mais de 350 atendimentos. A capacitação profissionalizante também foi destaque, com a formação de mais de 400 aprendizes em 28 cursos ofertados gratuitamente. Embora a Campanha do Agasalho 2024 não tenha sido lançada oficialmente, qualquer pessoa pode visitar o FunSol para realizar doações diversas.

Deixe um comentário