Faltando menos de 1 mês para regularização, região tem mais de 36 mil títulos cancelados
Eleitores com documento irregular têm até dia 8 de maio para
atualizar cadastro e votar nas eleições municipais deste ano
Da Redação | Tribuna Liberal
As cidades de Sumaré, Hortolândia, Nova Odessa, Paulínia e Monte Mor registram um total de 36.446 títulos de eleitor cancelados. De acordo com o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), o total de eleitores desses municípios é de 535.736, o que representa 6,8% dos títulos em situação irregular, o que impede que esses eleitores votem nas eleições municipais de outubro, caso os documentos não sejam regularizados.
Os eleitores que estão com situação pendente têm até dia 8 de maio para regularização do cadastro eleitoral e assim garantir o direito de voto nas eleições de 2024. De acordo com o TRE-SP, o cancelamento de títulos eleitorais ocorre por vários motivos, entre eles a ausência nos três últimos turnos de votação ou na falta de comparação com a revisão biométrica que aconteceu em 2019 em cidades como Hortolândia, Monte Mor e Nova Odessa.
Entre outras razões para que o documento se torne irregular estão as pessoas que mudaram para o exterior e não transferiram o domicílio eleitoral; eleitor que mudou de estado e não transferiu o título ou aquele que está em São Paulo, mas se mudou de cidade mas ainda precisa fazer a transferência. Caso esteja com o título irregular, o eleitor deve fazer a revisão de dados ou transferência (se tiver mudado de domicílio) até o dia 8 de maio (último dia antes do fechamento do cadastro eleitoral). O procedimento deve ser feito presencialmente no cartório eleitoral, mediante agendamento prévio.
Em outros casos, como emissão do primeiro título e aqueles eleitores que ainda não possuem a biometria, o atendimento também será exclusivamente presencial e o prazo até o dia 8 de maio.
Deixe um comentário