Política
Evento contou com autoridades, representantes de escolas legislativas e representantes municípios paulistas

Encontro na Câmara de Hortolândia discute eficiência e especialização das escolas do legislativo

Da Redação | Tribuna Liberal

07/11/2024

Na terça-feira (5), a Câmara Municipal de Hortolândia sediou o 14º Encontro da Apel (Associação Paulista das Escolas do Legislativo e Contas), um evento voltado para o aprimoramento das Escolas do Legislativo do Estado de São Paulo. O encontro contou com a participação de autoridades e representantes de escolas legislativas, incluindo o Instituto do Legislativo Paulista da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e representantes de 21 municípios paulistas.

O presidente da Câmara de Hortolândia, Edivaldo Sousa Araújo, que fundou a Escola do Legislativo de Hortolândia neste ano, destacou o impacto que o novo órgão tem gerado na comunidade local e agradeceu as parcerias que contribuíram para o desenvolvimento do projeto. “É gratificante ver o crescimento e o fortalecimento da nossa Escola do Legislativo, que tem um papel importante na formação e capacitação dos servidores e na aproximação do Legislativo com a comunidade. Agradeço profundamente o apoio e parceria da Abel, da Apel, da Elecamp e da Escola do Legislativo de Araras, que foram fundamentais para a realização deste evento e para o fortalecimento da nossa escola”, afirmou o presidente.

Com o objetivo de reforçar a especialização e a eficiência no funcionamento das Escolas do Legislativo, o evento trouxe informações valiosas sobre melhores práticas, contratações e gestão. Nelly Castanheira, diretora da Elecamp (Escola do Legislativo de Campinas), destacou a importância do compartilhamento de experiências para encontrar soluções práticas às demandas diárias. “Peguem as informações que vocês receberam aqui e achem a melhor forma de solucionar seus problemas e criar novas oportunidades. Talvez misturando algumas coisas de cada escola vocês consigam fazer muitas melhorias em suas Escolas Legislativas”, aconselhou Nelly.

Roberto Lamari, presidente da Abel (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas), reforçou a relevância da troca de experiências entre as escolas e a necessidade de alinhamento com os departamentos jurídicos para garantir a conformidade com as normas do Tribunal de Contas. Ele também mencionou o crescimento expressivo das Escolas do Legislativo, que hoje somam mais de 80 no estado e 400 em todo o Brasil.

O presidente da Apel, Adalberto Graciano, abordou a necessidade de adaptação dos projetos para responder às necessidades das comunidades atendidas. “Todos nós enfrentamos problemas desde a implantação das nossas escolas. Com as informações que trocamos aqui e nos nossos grupos da ABEL e da APEL, vamos construindo escolas cada vez melhores e que atendam cada vez mais a demanda da população, servidores e vereadores”, declarou Graciano.

Representante a Escola do Legislativo de Hortolândia, Jocelene Cardoso, agradeceu a presença e o apoio recebido ao longo da criação da instituição. “Desde que o presidente Edivaldo me chamou para montar a escola, fizemos uma longa caminhada em busca de informações importantes para que a Escola do Legislativo de Hortolândia estivesse alinhada com as necessidades da população.”

Durante o encontro, foram também apresentados projetos de diversas Escolas do Legislativo, contribuindo para o aprendizado e a inspiração das câmaras que planejam a criação de suas próprias escolas. Estiveram presentes no evento representantes das escola e dos poderes legislativos das cidades de Araras, Arthur Nogueira, Bragança Paulista, Barueri, Campinas, Capivari, Dumont, Embu das Artes, Indaiatuba, Itapevi, Itu, Jaguariúna, Louveira, Mairiporã, Monte Mor, Pedreira, Porto Feliz, São José do Rio Pardo, São José do Rio Preto e Sumaré.

Deixe um comentário