Em visita a Sumaré, Lula fala em ajudar a transformar Vila Soma em bairro

Cerca de 10 mil pessoas moram na área ocupada em 2012 pelo MTST, que está em processo de regularização fundiária

Em visita a Sumaré, nesta quinta-feira (05/05), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu ajudar a transformar a ocupação da Vila Soma em bairro, com infraestrutura e áreas de lazer. 

Cerca de 10 mil pessoas moram na área, ocupada em 2012. Lula discursou ao lado do pré-candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, de Guilherme Boulos (PSOL), coordenador do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), do coordenador da Vila Soma, Edinho Gordiano e do presidente da Câmara de Vereadores de Sumaré, Willian Souza (PT).

“Quero transformar a minha visita aqui hoje numa visita de agradecimento, especialmente ao companheiro Willian Souza que, antes mesmo de ser vereador, já era altamente comprometido com a luta da Vila Soma, dedicado em garantir que vocês tivessem direito a esta terra que vocês estão pisando”, disse o ex-presidente.

Lula também lembrou que, no início do primeiro mandato do prefeito Luiz Dalben (Cidadania), em 2016, se reuniu com o chefe do Executivo, seu pai - o deputado Dirceu Dalben (Cidadania) -, além de Willian Souza e Guilherme Boulos, em São Paulo, para discutir a situação da Vila Soma.

“Lá no Instituto Lula, nós estabelecemos uma conversa que demonstra que esse país precisa de mais diálogo, mais harmonia, mais acordo e menos ódio. Foi a partir dessa visita que nós começamos a estabelecer uma participação humana da Prefeitura de Sumaré na Vila Soma e, hoje, fico feliz quando vejo que aqui já tem ônibus escolar e os postes já estão sendo colocados para iluminar essas casas”, relembrou Lula.

“E não vai demorar muito para que vocês tenham asfalto, água encanada e tudo aquilo que precisam ter. A Vila Soma não pode mais ser chamada de ocupação. Ocupação é um título heroico. Isso aqui precisa ser chamado de bairro”, completou o ex-presidente.

O petista disse, também, que os moradores merecem novas conquistas, emprego e renda para participar da vida da cidade. “Ainda falta muita coisa: uma bela praça em vários lugares e uma fonte luminosa pra vocês namorarem em noite de lua cheia. Quem sabe a gente vai transformar essa ocupação em motivo de orgulho para a cidade de Sumaré”.

 “Digo ao companheiro Willian que se prepare porque, se eu for candidato, se eu for eleito, eu voltarei como presidente da República à Vila Soma para anunciar as coisas que vamos fazer aqui. Esse povo não pode ficar confinado na Vila Soma. Vocês têm que ir pra cidade, nas lojas, no cinema, no shopping, no supermercado. Vocês são cidadãos brasileiros, batalhadores pelas famílias de vocês”, completou Lula.

Souza agradeceu a visita do ex-presidente. “Hoje é um dia muito especial para a Vila Soma e para a cidade de Sumaré. Hoje recebemos aqui companheiros e companheiras que representam a verdadeira democracia, a comida no prato do povo trabalhador, a moradia digna, o filho da faxineira e do porteiro que pode entrar para uma faculdade e cursar Direito, como eu fiz”, disse o vereador.

De acordo com os organizadores, pelo menos 1.000 pessoas participaram da atividade política na Vila Soma, que reuniu lideranças políticas e militantes do PT da região. Além de Sumaré, o ex-presidente Lula também esteve em Campinas, onde participou de aula magna no Teatro Arena da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Petista chama Bolsonaro de ‘genocida’ e diz que Brasil precisa de emprego

Durante o discurso, Lula fez críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PL). “Temos um presidente genocida que não cuidou da Covid-19 como deveria. Se a gente não tivesse o SUS (Sistema Único de Saúde), teríamos perdido mais de 1 milhão de pessoas”.

O ex-presidente também criticou a economia com inflação alta, disparada no preço dos alimentos e combustível, além da alta taxa de desemprego que, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) atinge 19 milhões de pessoas. “Quando a gente governava esse País, a economia crescia 7,5% ao ano, criamos 20 milhões de empregos com carteira assinada e o salário mínimo tinha aumento real. O trabalhador era tratado com respeito. Esse país pode reduzir desemprego, diminuir a inflação, melhorar a saúde. Fazer muita coisa e já provamos isso”.

Em discurso, ex-prefeito de Hortolândia Angelo Perugini é lembrado por Lula

A visita de Lula contou com a presença de vários militantes do Partido dos Trabalhadores de Hortolândia e região. Durante o discurso, o petista lembrou do ex-prefeito Angelo Perugini, morto pela Covid-19, em abril de 2021.

“Um abraço para o povo de Hortolândia. Angelo Perugini, embora tenha ido, com certeza está lá no céu, olhando por nós, e torcendo para que as coisas que estamos pensando deem certo neste país”, disse o pré-candidato.

A partir de 2005, primeiro mandato de Perugini durante o governo Lula, Hortolândia recebeu recursos federais que ajudaram no desenvolvimento econômico e social como nunca visto na história da cidade, com a construção de mais de 4 mil unidades habitacionais, implantação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), obras de combate à enchente, construção de parques socioambientais, implantação de UPAS (Unidade de Pronto Atendimento) e de um Instituto Federal.

Deixe um comentário