Política
Programa ‘Eco Click’ foi lançado nesta quinta-feira com plantio de árvores

Edivaldo Brischi emplaca programa de plantio em calçadas de moradores

Prefeitura disponibiliza no site oficial acesso para cadastro de interessados em receber mudas; árvores são apropriadas tanto para a área urbana quanto a rural

Da Redação | Tribuna Liberal

A fim de marcar o Dia da Árvore, comemorado nesta quinta-feira (21), a Prefeitura de Monte Mor lançou o programa “Eco Click: você escolhe, a gente planta!”. O objetivo é tornar Monte Mor uma cidade mais verde e, com isso, mais ecológica e ambientalmente correta, segundo a Prefeitura.

A Prefeitura está disponibilizando em seu site um acesso para cadastro de pessoas interessadas em receber uma muda para o plantio em sua calçada, em área urbana, e duas mudas para áreas rurais, como chácaras. Basta acessar o link: bit.ly/3LtvtIA, preencher as informações, fazer a solicitação e aguardar o plantio da árvore.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Monte Mor, Claudinei Rodrigues, o plantio é para ser feito em até 30 dias, e será realizado por equipe da própria Prefeitura, que fará o corte do buraco necessário na calçada, o berço onde a muda será plantada, o plantio e a instalação da sustentação provisória que toda muda necessita. O secretário reforça ainda que as mudas têm aproximadamente um metro e meio e são todas apropriadas para o plantio em área urbana, mesmo em áreas com fiação.

Para o prefeito Edivaldo Brischi (PSD), o início do programa faz parte de um “antigo sonho, o de tornar a cidade de Monte Mor uma cidade mais verde”. “Algumas pessoas não plantam por medo de estragar a calçada ou por conta das flores e folhas que caem. Mas não é este o caso. Todas as árvores escolhidas são apropriadas para a área urbana. Já na área rural, as árvores são nativas e de porte maior”, explicou o prefeito.

Nas áreas rurais, as opções serão por árvores nativas, como o Ipê. Já nas áreas urbanas as opções são de árvores de pequeno porte, adequadas para calçadas estreitas/áreas com fiação, como Resedá Rosa (Lagerstroemia Indica); Resedá Branca (Lagerstroemia Indica); Aroeira Salsa (Schinus Molle); Flamboyant-Mirim (Caesalpinia Pulcherrima); Cássia Imperial (Cassia Fistula L); Escova-de-Garrafa (Callistemon Rigidus); Quaresmeira (Tibouchina Granulosa); e Oiti (Licania Tomentosa).

Os interessados podem também fazer a retirada das mudas diretamente na Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, situada na rua Vinte e Quatro de Março, 85, no Centro da cidade. Para mais informações, o morador pode ligar no telefone 19.3889-1455.

Deixe um comentário