Drive-thru de lixo eletrônico recolhe mais de 2 mil equipamentos usados
Material foi destinado para a cooperativa Águia de Ouro,
parceira da Prefeitura; valor obtido com a venda de recicláveis vai gerar renda para 23 pessoas em situação
de vulnerabilidade que trabalham na cooperativa
A população aderiu e colaborou com o drive-thru de lixo eletrônico, realizado pela Prefeitura, no sábado (04/06), na Etec (Escola Técnica de São Paulo) de Hortolândia. A ação recolheu um total de 2.263 produtos. Dentre os itens mais descartados foram pilhas, celulares, carregadores de celular, fones de ouvido, roteadores, televisões, lâmpadas, impressoras, dentre muitos outros.
Em troca, os moradores puderam pegar um saco de um quilo de adubo orgânico e uma muda de palmeira de açaí, ambos produzidos pelo Viveiro Municipal Antônio da Costa Santos, órgão da Prefeitura. A ação visou incentivar o plantio de espécies vegetais pela população em suas casas.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o material recolhido foi destinado para a Cooperativa Águia de Ouro, parceira da Prefeitura. O valor obtido pela cooperativa com a coleta, a triagem e a venda de recicláveis gera renda para as 23 pessoas em situação de vulnerabilidade social que trabalham na cooperativa.
O prefeito José Nazareno Zezé Gomes, presente no evento, fez o plantio simbólico de duas mudas de ipês, um branco e um roxo, doadas pela Prefeitura à escola estadual.
“O Troca Sustentável foi, sem dúvida, um sucesso. É uma atividade em que realizamos a troca de resíduos eletrônicos por adubo orgânico e mudas de palmeira. Durante a atividade na Etec, plantamos mudas de ipês. A conscientização ambiental se faz importante, ainda mais quando olhamos para os resíduos eletrônicos. É fundamental o descarte correto, não apenas para incentivar a reciclagem, mas principalmente, para se evitar descarte irregular, uma vez que esses equipamentos agridem muito o meio em que vivemos”, destacou o prefeito.
Deixe um comentário