Política
Prefeito Zezé, secretário Cafú César e delegado da Receita Federal ajustam detalhes do novo posto

Convênio: Hortolândia terá Posto de Atendimento Virtual da Receita Federal

Além de oferecer acesso a diversas ferramentas, como regularização de CPF, novo posto evitará que moradores se desloquem até Campinas em busca de serviços; atendimento será realizado por servidores do município

Da Redação | Tribuna Liberal

Uma parceria entre a Prefeitura de Hortolândia e o Governo Federal garantirá para o município um PAV (Posto de Atendimento Virtual) da Receita Federal. O primeiro passo para a consolidação desse convênio foi dado nesta quarta-feira (05), em reunião no gabinete do prefeito José Nazareno Zezé Gomes (PL).

De acordo com o Chefe do Executivo hortolandense, a medida visa democratizar o acesso das pessoas aos serviços oferecidos pela Receita Federal. Atualmente, em caso de necessidade, o morador precisa procurar o Posto da Receita Federal em Campinas. 

“Nossa cidade tem o interesse de receber esse Posto de Atendimento Virtual, justamente para auxiliar a nossa gente, que não precisará ir mais a Campinas para realizar algum serviço junto à Receita Federal. Sem dúvidas esse será um ganho extraordinário, facilitando o acesso e democratizando os serviços oferecidos”, destacou o prefeito.

A reunião contou com a presença do delegado da Receita Federal de Campinas, Antônio Roberto Martins, do delegado-adjunto, Marco Antônio de Oliveira Scaffi, e do assistente do delegado, Márcio Brandão Ferraz, e acompanhado pelos secretários municipais Cafú César (Governo), Ieda Manzano (Administração) e Silvânia Anísio (Jurídico).

Segundo o delegado da Receita Federal de Campinas, Antônio Roberto Martins, atualmente os serviços ofertados pela Receita Federal podem ser acessados pela internet, mas destacou que existe uma parcela da população que enfrenta dificuldades em acessar banda larga e encontrar os serviços que necessitam pela plataforma digital. 

“Mesmo com os serviços ofertados pela plataforma da Receita Federal na internet, muitos brasileiros têm dificuldade. Com o Posto de Atendimento Virtual, a ideia é facilitar, democratizando o livre acesso para todos. Em Hortolândia, a maior demanda é em relação ao CPF, seja em relação ao seu cadastro ou regularização. O CPF é um documento importantíssimo para a vida do cidadão, especialmente para aqueles que participam de algum programa social do Governo Federal. Ter o CPF ativo é fundamental e o Posto vai ajudar a ganhar tempo e maior comodidade”, destacou o delegado.

Minuta

Com o primeiro contato realizado, o próximo passo será a elaboração da minuta do convênio para celebração do acordo de cooperação técnica. Nela serão estabelecidos os compromissos do município e da Receita Federal e o local onde o serviço será ofertado.

“O atendimento do Posto de Atendimento Virtual será realizado por servidores do município. Eles serão treinados pela Receita Federal e os serviços realizados serão encaminhados, via dossiê eletrônico, para o órgão federal para a sua conclusão. Sem dúvidas, um importante benefício e que vem ao encontro da construção da cidade inteligente que o prefeito Zezé Gomes vem trabalhando. Ofertar serviços públicos de qualidade para todos os hortolandenses”, finalizou o secretário de Governo, Cafú César.

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