Consultoria deve estudar implantação de VLT que liga Campinas, Hortolândia e Sumaré
Com recursos estimados em R$ 4,5 bilhões, governo quer para o ano que vem análise de viabilidade de Veículo Leve Sobre Trilhos que percorrerá os três mais populosos municípios da região metropolitana; empresa deve ser contratada
Paulo Medina | Tribuna Liberal
Uma consultoria deve ser contratada pelo governador Tarcísio
de Freitas (Republicanos) para entregar, até o ano que vem, uma análise de
viabilidade da construção de um Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) ligando
Campinas, Hortolândia e Sumaré, as três cidades mais populosas da Região
Metropolitana de Campinas (RMC). A intenção é que o VLT diminua o trânsito nas
estradas e chegue ao Aeroporto Internacional de Viracopos, já nas proximidades
da Rodovia dos Bandeirantes, e faça a ligação com o TIC (Trem Intercidades).
Segundo o governo paulista, o VLT regional pode custar R$ 4,5
bilhões e será estudado com um percurso de 44 km de extensão, contabilizando 18
estações. Em outubro de 2023, o Tribuna Liberal adiantou que o governador
Tarcísio planejava e já discutia a implementação do VLT entre Campinas,
Hortolândia e Sumaré. A confirmação foi feita ao Tribuna Liberal pelo prefeito
de Campinas, Dário Saadi (Republicanos).
Quem iniciou a projeção do VLT regional foi o então
secretário estadual de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, que chegou a
conversar com o prefeito campineiro sobre a proposta explorando parcerias
estratégicas para fazer o projeto avançar.
O VLT é uma opção de transporte público que oferece
vantagens como eficiência energética, menor impacto ambiental e capacidade de
transporte de um grande número de passageiros a tempo menor. A avaliação é que
a iniciativa tem o potencial de impulsionar o desenvolvimento econômico da
região, abrindo oportunidades de negócios, emprego e turismo.
TIC
O Consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos, formado pela
companhia chinesa CRRC e pela brasileira Comporte, venceu no ano passado o
leilão de mais de R$ 8bilhões para construir e operar o Trem Intercidades, que
ligará Campinas e São Paulo em um trecho de 101 km.
O projeto do Trem Intercidades tem o objetivo de remodelar o
transporte ferroviário de passageiros e de cargas entre as regiões
metropolitanas de São Paulo e Campinas com a oferta de novos serviços e
segregação definitiva do transporte ferroviário de cargas do deslocamento de
viajantes. O propósito do novo sistema é estabelecer uma rede ferroviária
estruturada em eixos para atender demandas de deslocamentos entre cidades-polo
das regiões metropolitanas e aglomerados urbanos do estado de São Paulo.
O TIC entrará em operação, segundo o projeto, em 2029, e
deverá atender diariamente mais de 500 mil passageiros, com estimativa, no pico
das obras, de 10.500 trabalhadores diretos. A Companhia Ambiental do Estado de
São Paulo (Cetesb) concedeu em setembro a Licença Ambiental Prévia para o Trem
Intercidades.
Deixe um comentário