Política
Conversas iniciais do governador sobre VLT foram adiantadas pelo Tribuna Liberal

Consultoria deve estudar implantação de VLT que liga Campinas, Hortolândia e Sumaré

Com recursos estimados em R$ 4,5 bilhões, governo quer para o ano que vem análise de viabilidade de Veículo Leve Sobre Trilhos que percorrerá os três mais populosos municípios da região metropolitana; empresa deve ser contratada

Paulo Medina | Tribuna Liberal

Uma consultoria deve ser contratada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para entregar, até o ano que vem, uma análise de viabilidade da construção de um Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) ligando Campinas, Hortolândia e Sumaré, as três cidades mais populosas da Região Metropolitana de Campinas (RMC). A intenção é que o VLT diminua o trânsito nas estradas e chegue ao Aeroporto Internacional de Viracopos, já nas proximidades da Rodovia dos Bandeirantes, e faça a ligação com o TIC (Trem Intercidades).

Segundo o governo paulista, o VLT regional pode custar R$ 4,5 bilhões e será estudado com um percurso de 44 km de extensão, contabilizando 18 estações. Em outubro de 2023, o Tribuna Liberal adiantou que o governador Tarcísio planejava e já discutia a implementação do VLT entre Campinas, Hortolândia e Sumaré. A confirmação foi feita ao Tribuna Liberal pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos).

Quem iniciou a projeção do VLT regional foi o então secretário estadual de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, que chegou a conversar com o prefeito campineiro sobre a proposta explorando parcerias estratégicas para fazer o projeto avançar.

O VLT é uma opção de transporte público que oferece vantagens como eficiência energética, menor impacto ambiental e capacidade de transporte de um grande número de passageiros a tempo menor. A avaliação é que a iniciativa tem o potencial de impulsionar o desenvolvimento econômico da região, abrindo oportunidades de negócios, emprego e turismo.

TIC

O Consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos, formado pela companhia chinesa CRRC e pela brasileira Comporte, venceu no ano passado o leilão de mais de R$ 8bilhões para construir e operar o Trem Intercidades, que ligará Campinas e São Paulo em um trecho de 101 km.

O projeto do Trem Intercidades tem o objetivo de remodelar o transporte ferroviário de passageiros e de cargas entre as regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas com a oferta de novos serviços e segregação definitiva do transporte ferroviário de cargas do deslocamento de viajantes. O propósito do novo sistema é estabelecer uma rede ferroviária estruturada em eixos para atender demandas de deslocamentos entre cidades-polo das regiões metropolitanas e aglomerados urbanos do estado de São Paulo.

O TIC entrará em operação, segundo o projeto, em 2029, e deverá atender diariamente mais de 500 mil passageiros, com estimativa, no pico das obras, de 10.500 trabalhadores diretos. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) concedeu em setembro a Licença Ambiental Prévia para o Trem Intercidades. 

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