Política

Começa recuperação de duas estradas rurais pelo programa ‘Melhor Caminho’

O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, e o vereador Professor Antonio anunciaram na última semana o início das obras de recuperação dos trechos mais utilizados das estradas rurais Eduardo Silva, também conhecida como “Estrada do Dodozinho”, e Soldado Constitucionalista, ambas na região da Fazenda Velha, em Nova Odessa.

A confirmação da emissão da ordem de serviço veio da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento. Um engenheiro representante da empresa contratada por licitação para realizar as obras, a EGP Empresa Global de Projetos e Obras Ltda, esteve reunido na quarta-feira (20/04) com Professor Antonio e os secretários municipais de Governo, Robson Paulo, e de Obras e Planejamento, Miriam Lara Netto, para tratar do assunto.

Segundo Rafael Vioto, representante da EGP, a expectativa é que o canteiro de obras seja instalado já no mês de maio. A partir daí, os serviços nos trechos das duas estradas (os 700 metros iniciais da “Estrada do Dodozinho” a partir da Rodovia Rodolfo Kivitz, mais os 2,5 km da Soldado Constitucionalista que dão acesso ao bairro Chácaras Recanto Solar) devem durar cerca de dois meses.

A inclusão das duas estradas (que servem ainda de acesso aos moradores do bairro de chácaras Vale dos Lírios) no Programa Melhor Caminho foi um pedido do prefeito e do vereador feito diretamente, no ano passado, ao então secretário estadual de Agricultura, Itamar Borges.

A tramitação da reivindicação foi acompanhada pessoalmente por Professor Antonio, antes e depois da assinatura do convênio pelo prefeito Leitinho – o que aconteceu no dia 14 de outubro de 2021, em um evento oficial do Governo em São José do Rio Preto. O valor das obras era estimado na época em R$ 800 mil.

Segundo Vioto, o serviço será realizado em quatro etapas, começando pelos acertos necessários ao sistema de drenagem das águas das chuvas, incluindo o acerto da conformação (ou abaulamento) do perfil do solo das estradas, seguindo para as correções na inclinação dos barrancos e, finalmente, o acabamento – que inclui a complementação da base de pedras nos trechos em que for necessário. A contrapartida do Município será a eventual recomposição de cercas ou replantio de árvores.

“São estradas bastante degradadas, mas que são vias de escoamento de produção agrícola e também o caminho diário para as famílias do Recanto Solar e do Vale dos Lírios, e que nunca haviam sido beneficiadas. Então é uma obra muito importante para Nova Odessa, que temos que agradecer ao Itamar Borges”, afirmou Antonio.

“É uma obra realmente muito importante, que vai beneficiar muitos moradores das chácaras daquela região da cidade, garantida graças à compreensão do (ex) secretário Itamar Borges, um verdadeiro amigo de Nova Odessa, e também ao empenho do nosso vereador Professor Antonio, que acompanhou todo esse processo, inclusive levando técnicos da Secretaria de Agricultura para conhecerem as estradas e se sensibilizarem com nosso pedido”, elogiou o prefeito Leitinho.

O “Melhor Caminho” visa exatamente a “adequação e conservação de estradas rurais para o desenvolvimento do agronegócio e dos produtores locais, simplificando a vida do agricultor ao favorecer o escoamento da produção agropecuária, além de diminuir a erosão do solo e o assoreamento dos rios”.

Paralelamente, a Prefeitura de Nova Odessa mantém seu próprio cronograma constante de melhorias em estradas rurais do município, através das equipes da Secretaria de Obras e Planejamento. Esse serviço visa garantir as condições mínimas de escoamento da produção agrícola da cidade, bem como o acesso de muitos moradores de sítios e bairros de chácaras à suas residências. 

Deixe um comentário