Câmara de Sumaré aprova criação do ‘Memorial da Migração Nordestina’
O Projeto de Lei nº 99/2022, de autoria do vereador Sirineu
Araújo (PL), foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária da Câmara de
Sumaré, na última terça-feira (10). O projeto trata da preservação e homenagem
aos nordestinos que migraram para Sumaré.
A criação do “Memorial da Migração Nordestina” é uma forma de homenagear esses migrantes. Segundo Sirineu, a intenção é preservar a memória das centenas de nordestinos que migraram para o município; prestar homenagem aos migrantes nordestinos pelo seu trabalho na formação e desenvolvimento de Sumaré; registrar historicamente as imagens e documentos da migração nordestina; oferecer aos sumareenses, aos migrantes e seus descendentes um espaço de memória e de homenagem aos migrantes nordestinos.
A finalidade da propositura também é homenagear grandes personalidades nordestinas que migraram e contribuíram com o desenvolvimento do município.
A Prefeitura de Sumaré fica autorizada a criar o Memorial Virtual da Migração Nordestina, por meio de página oficial do Poder Executivo na internet. Caberia à Secretaria de Cultura a implantação do espaço físico e espaço virtual do Memorial.
“O objetivo da proposta de criação do Memorial da Migração Nordestina de Sumaré é preservar a memória e reconhecer a contribuição dos nordestinos que migraram de seus diferentes estados para a região Sudeste, em especial, para o município de Sumaré”, disse Sirineu Araújo.
Este novo espaço erguido aos migrantes nordestinos pretende fomentar a reflexão e aprendizado sobre essa migração interna que carece de registros históricos e preservação da memória histórica de tal fenômeno.
Este memorial contaria a história e as riquezas musicais, culturais e as tradições, para que os nordestinos e seus descendentes possam resgatar a cultura da região nordestina.
“A criação do Memorial da Migração Nordestina seria a retribuição mais justa aos nordestinos pelo trabalho e pelo consequente progresso que os mesmos proporcionaram e proporcionam a cidade de Sumaré”, finalizou Sirineu Araújo. O projeto segue agora para sanção do prefeito Luiz Alfredo Ruzza Dalben (Cidadania).
Deixe um comentário