Câmara deixa de votar convênio para PM proteger escolas de Nova Odessa
Parlamentares cederam à pressão da GM e não assinaram
urgência para apreciar projeto do prefeito Leitinho que cria gratificação a
militares em horário de folga
Paulo Medina | Tribuna Liberal
Cedendo à pressão da Guarda Civil Municipal, os vereadores de Nova Odessa não assinaram regime de urgência e deixaram de votar nesta segunda-feira (17) projeto de autoria do prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), que firma convênio com a Polícia Militar criando gratificação por desempenho de atividade delegada. Ou seja, a proposta do Executivo paga policiais em horário de folga para ampliar a segurança nas escolas da cidade em meio às ondas de ameaças. Seis assinaturas eram necessárias para votar o texto. No entanto, nenhum parlamentar assinou.
Segundo o projeto de Leitinho, a gratificação seria criada e paga mensalmente aos integrantes da Polícia Militar que exercerem atividades em horário de folga. O valor da gratificação previsto é de até 150% da UFESPs (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo), por hora trabalhada e destinada a coronel, tenente-coronel, major, capitão, 1º tenente, 2º tenente e aspirante; e até 130% da UFESP por hora trabalhada para subtenente, 1º sargento, 2º sargento, 3º sargento, cabo e soldado.
“A gratificação por desempenho de atividade delegada se justifica por ser uma forma de incentivar e reconhecer o trabalho dos integrantes da Polícia Militar que irão atuar no município, realizando valorosos serviços de segurança nas escolas municipais (...) Cumpre destacar que a gratificação por desempenho de atividade delegada é uma forma de valorizar e estimular os policiais militares que se dedicarão à segurança pública das escolas municipais, tão fundamental para garantir a integridade física e emocional dos estudantes e funcionários, além de promover um ambiente escolar positivo e propício para a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal. Considerando o clamor crescente dos cidadãos por mais segurança nas escolas, depois dos últimos ataques, é que apresento a proposta de criar a gratificação por desempenho de atividade delegada e requeiro a inclusão deste Projeto de Lei em regime de urgência”, pediu Leitinho na justificativa do projeto ao destacar a necessidade de “ampliar os serviços de segurança nas escolas de Nova Odessa”.
Vereadores, porém, não acataram a urgência e saíram em defesa da Guarda Municipal, que internamente reclamou da proposta. “Pra mim é uma honra estar do lado da Guarda Municipal de Nova Odessa. Enquanto eu for vereador vocês contem com esse vereador. Se for pra honrar é pra honrar a Guarda Municipal”, disparou o vereador Oseias Domingos Jorge durante a sessão. Tiãozinho do Klavin disse que “é a Guarda Municipal que traz força e coragem para trabalhar com segurança”. “Não dá pra não atender os guardas municipais”, disse Levi Tosta.
A proposta surgiu após uma reunião em 11 de abril do prefeito com autoridades policiais e mães de alunos para discutir novas ações para aumentar a segurança nas escolas da cidade, tanto as públicas quanto particulares. Agora, o projeto de convênio deve seguir tramitando no Legislativo.
Deixe um comentário