Política
Prefeito afirmou que relatórios serão utilizados para construir ações de governo

Auditoria de contratos tem início na Prefeitura de Sumaré e Henrique solicita relatório a novos secretários

Chefe do Executivo determinou a todos os secretários municipais que entreguem ‘raio-x’ das respectivas áreas para elaborar planejamento estratégico dos primeiros 100 dias de governo; portal da transparência deve ser aprimorado

Paulo Medina | Tribuna Liberal

O governo municipal de Sumaré deu início nesta semana a uma ampla auditoria de contratos públicos em todas as áreas da administração. A medida, anunciada como prioritária, visa identificar possíveis irregularidades, reduzir custos e alinhar os investimentos com as demandas da população. Além disso, o prefeito Henrique do Paraíso (Republicanos) determinou que os secretários entreguem um relatório detalhado das pastas para a elaboração do planejamento estratégico dos primeiros 100 dias de governo.

Henrique afirmou que espera que nos próximos dias os secretários entreguem o relatório para o planejamento, destacando que estes serão usados como base para organizar o trabalho em curto, médio e longo prazo no município. Ele ressaltou que Sumaré precisa ser planejada e que, desta forma, será possível “fazer a cidade emergir 20 anos em quatro”, reiterando um dos compromissos de sua campanha.

A auditoria de contratos abrange áreas como saúde, educação, transporte e infraestrutura, além de contratos ligados à coleta de lixo, manutenção de vias, entre outros. Segundo o prefeito, a iniciativa é fundamental para promover uma administração mais enxuta. Henrique destacou que, com os dados técnicos da auditoria, haverá base para ações concretas que reduzam gastos desnecessários e otimizem os recursos públicos e humanos.

O planejamento estratégico solicitado aos secretários será um guia para as ações do governo nos próximos meses. Entre os objetivos estão o enxugamento da máquina pública, melhorias na infraestrutura urbana, atração de investimentos e estímulo à economia local, modernização dos serviços municipais e aumento da arrecadação.

Henrique afirma que a auditoria também é uma forma de garantir mais transparência na gestão pública e reforçou que o portal de transparência será atualizado e aprimorado para que os moradores possam acompanhar os contratos e ações do governo em tempo real.

“Espero que nos próximos dias os secretários me entreguem um relatório para o planejamento dos primeiros 100 dias de governo. Sumaré precisa ser planejada, e com o planejamento, com muita gestão pública, a gente vai fazer uma cidade emergir 20 anos em quatro, que foi um dos nossos slogans para o nosso Plano de Governo”, disse o prefeito.

EXONERAÇÕES

Henrique publicou uma portaria exonerando, de uma só vez, 475 servidores comissionados ligados à gestão anterior, liderada por Luiz Dalben (PSD). A série de exonerações foi oficializada por meio da portaria nº 038, publicada em 3 de janeiro.

A lista de exonerados inclui nomes associados à família Dalben e a Willian Souza, candidato do PT derrotado no último pleito e apadrinhado político do ex-prefeito no segundo turno. Henrique defende que a máquina pública precisa ser mais enxuta em Sumaré e que há necessidade de uma medida de reorganização administrativa.

Deixe um comentário