Política

‘Superamos desafios e colocamos a casa em ordem’, comemora Luiz Dalben

Prefeito faz investimentos robustos para reestruturar e humanizar o sistema municipal de saúde, entrega mais de 100 obras, investe em tecnologia nas escolas, se prepara para receber uma ETEC, a construção de mais 2 UPAs e de um viaduto

Sumaré completa 154 anos com a oferta de mais qualidade de vida para os moradores e o sentimento de vitória diante da superação de desafios. Quem afirma é o prefeito Luiz Dalben, que está no segundo mandato, e governa a cidade desde 2017. Nesse período, conta, foi preciso muito planejamento e gestão eficiente dos recursos financeiros para “colocar a casa em ordem”. Os frutos começam a ser colhidos, assinala, com investimentos robustos nas áreas de saúde, educação e infraestrutura, além de incentivo à economia local.

Mesmo num cenário de pandemia, que comprometeu a economia de vários municípios, o progresso é percebido em Sumaré por meio de novas obras e serviços, além da chegada de novas empresas, com geração de emprego e renda. Nessa trajetória, Luiz Dalben valoriza o apoio do deputado estadual Dirceu Dalben, seu pai, na conquista de recursos estaduais para realização de obras importantes na cidade. Ele cita como exemplos a construção do viaduto do Parque Bandeirantes, que ligará a cidade à Hortolândia, e a construção da ETEC Sumaré (Escola Técnica Estadual), que oferecerá novos cursos técnicos profissionalizantes gratuitos. 

Nesta entrevista ao Jornal Tribuna Liberal, Luiz Dalben fala sobre as conquistas do município na sua gestão, de novos projetos e sonhos para o futuro da Cidade Orquídea, que supera turbulências, se renova, floresce e prospera. “Trabalhamos em prol da população e para oferecer serviços de excelência, que contribuam para a qualidade de vida e que façam nossos moradores terem orgulho de viver em Sumaré”, afirma o prefeito. Leia a entrevista:

Tribuna Liberal: O que Sumaré tem a comemorar neste aniversário de 154 anos?

Luiz Dalben: Desde que assumimos a Administração, em 2017, encontramos muitos desafios e dificuldades e, com planejamento e gestão eficiente dos recursos públicos, colocamos a casa em ordem. Fizemos investimentos em todas as áreas e regiões, com destaque para a saúde, que foi totalmente reformulada para o atendimento humanizado dos munícipes. Entregamos 15 novas unidades, sendo uma UPA (Unidade Pronto Atendimento), e Centros Especializados, pioneiros na região. Desde 2017, mais de cem obras foram entregues em todas as áreas, ofertando um serviço público de qualidade para a população. As obras de infraestrutura e mobilidade urbana também foram intensificadas e, em breve, um grande sonho será realidade: Sumaré finalmente terá novos viadutos. 

Agradeço ao deputado estadual Dirceu Dalben, que nos auxilia mandando emendas e recursos para a cidade para ampliarmos nossos serviços e obras e sendo mediador de nossas necessidades junto ao Governo do Estado. A Revisão do Plano Diretor também está em andamento e é de grande importância para definirmos, junto à população, os investimentos para o crescimento e desenvolvimento de Sumaré em todos os setores: saúde, mobilidade, infraestrutura, educação, sempre de maneira sustentável e eficaz, a curto, médio e longo prazo.

Quais as novidades para a área de Educação?

O investimento foi intenso na Educação. Criamos mais 2.900 vagas do Ensino Infantil à Graduação, as Escolas de Educação Infantil receberam novos parquinhos e parquinhos inclusivos. Também conquistamos polos da FATEC (Faculdade de Tecnologia), ETEC (Escola Técnica Estadual) e Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). E um sonho antigo está se tornando realidade: a construção da ETEC Sumaré. A unidade vai oferecer cursos técnicos de Eletrônica, Logística, Meio Ambiente e Química, além de um curso técnico integrado ao Ensino Médio. 

Atualmente, Sumaré conta com dois polos da ETEC, que funcionam na Escola Estadual João Franceschini, com o curso de Administração, e na FATEC, com o curso de logística. Com a construção do prédio próprio, será possível centralizar e ampliar as quantidades de cursos e alunos atendidos. Entregamos anualmente kits de material e uniforme escolar. Além disso, elevamos a merenda escolar e introduzimos alimentos da agricultura familiar. E novas escolas estão em construção.

Como estão os investimentos na área de tecnologia para modernizar o sistema municipal de Educação?

A rede municipal de ensino está passando por uma modernização, a fim de ofertar ainda mais qualidade no ensino. Neste ano, nossos alunos passaram a contar com aulas de robótica, auxiliando na alfabetização. Os estudantes recebem um kit com robôs, peças e estruturas para ampliar os conteúdos interdisciplinares. E está em andamento o projeto de implantar aulas de gamificação, as quais os alunos aprendem todas as disciplinas por meio da criação de jogos, tornando o aprendizado mais dinâmico e rápido. Todas as salas de aula estão equipadas com ar-condicionado, cortinas antichamas e lousa digital, ampliando a interatividade e participação dos alunos nas aulas. 

Entregamos 1.500 Chromebooks para os professores darem aulas remotas de qualidade durante a pandemia, os estacionamentos das escolas municipais foram pavimentados, quadras poliesportivas foram construídas em diversas unidades escolares. Entregamos a ampliação da EM Parque Regina e a construção da EM Prof.ª Maria Luisa Cia Medeiros e Lucélia, na região do Picerno. Implantamos os parquinhos inclusivos em todas as escolas. Além disso, os alunos participam do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, estimular os comportamentos empreendedores entre crianças e adolescentes, incentivando-os à prática do empreendedorismo e o protagonismo juvenil.

O que o governo faz para melhorar a segurança municipal?

Na segurança pública, além de diversos investimentos no Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, entre eles, entrega de novas viaturas, equipamentos e coletes balísticos, inauguramos a CECOM (Central de Comunicação e Monitoramento) da GM, um novo sistema operacional que integra o atendimento à população, monitoramento da cidade e despacho de ocorrências. Além disso, criamos a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), intensificamos as operações e instalamos câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos da cidade.

Sumaré tem sido referência no trabalho na área social. Quais as principais ações neste setor?

Elevamos Sumaré para referência na ação social na região com ações como Boutique Solidária, para distribuir, gratuitamente, as roupas arrecadadas na Campanha do Agasalho; Lojas de Brinquedos Solidárias, para entregar às crianças os brinquedos arrecadados na Campanha de Brinquedos; e as campanhas Outubro Rosa, Novembro Azul e Natal do Bem, além da intensificação do atendimento à Melhor Idade.

A Administração tem ofertado mais áreas de lazer para a população?

Diversas áreas de lazer, como praças, academias ao ar livre, parques e campos foram entregues, proporcionando espaços de lazer e convívio social. Novas academias ao ar livre e a primeira academia e playground inclusivos da cidade, na Vila Yolanda Costa e Silva. Já as obras de infraestrutura e mobilidade urbana avançam em toda a cidade. Duplicamos e revitalizamos avenidas e Estradas Municipais, urbanizamos os jardins Vitória, Davina, Casa Verde e Parque Ideal, além de implantar o PRC (Programa de Recape Contínuo), levando mais de 2 milhões de m² de asfalto de qualidade para todas as regiões. 

As melhorias que podemos ver por toda a cidade são frutos do planejamento e empenho para o crescimento e desenvolvimento de Sumaré. Trabalhamos em prol da população e para oferecer serviços de excelência, que contribuam para a qualidade de vida e que façam nossos moradores terem orgulho de viver em Sumaré.

O senhor continua mantendo o compromisso de pagar em dia os servidores públicos municipais?

Um de nossos compromissos com os colaboradores é pagar em dia e até antecipado. Desde que assumimos a gestão, honramos nossos colaboradores. Regularizamos o pagamento dos salários e do 13º de 2016, ofertamos a reposição salarial anualmente – após anos de defasagem salarial – implantamos novos benefícios, como ajuste de 86,04% no auxílio saúde e cartão de vale-alimentação no valor de R$ 400. Nossos agentes de Controle de Endemias da Prefeitura de Sumaré receberão agora o salário correspondente ao piso nacional. 

E equiparamos o salário dos professores P1 e P2. Também realizamos o pagamento do abono salarial/FUNDEB e progressão de carreira (enquadramento) dos colaboradores da Rede Municipal de Educação. Os colaboradores são nosso grande patrimônio, são eles que fazem o nome da cidade e que prestam os serviços que oferecemos à população, e devem ser valorizados e respeitados. Creio que, assim como os demais gestores públicos, temos o desafio de continuar com as finanças em ordem, mas com planejamento, gestão pública e financeira, trabalhamos para que a cidade se mantenha em uma crescente.

Qual é a importância de termos um representante da cidade e da região eleito na Assembleia Legislativa do Estado?

Temos um bom relacionamento com a Assembleia Legislativa. Sem dúvidas, a presença de um deputado estadual tem nos aberto grandes portas, contribui muito para as melhorias na cidade. Estamos nos reunindo com mais frequência com o Governo Estadual, em busca de recursos para diversas áreas, o que antes era mais difícil para nós. Nosso deputado tem contribuído e tem muito a contribuir para o bem de nossa cidade e seu crescimento. 

É extremamente importante termos representatividade perante o Estado para conseguirmos emendas e mantermos nosso desenvolvimento. Ampliamos o PRC (Programa de Recape Contínuo), conquistamos a ETEC, o Poupatempo e a nova ETEC; conseguimos revitalizar a Estrada Mineko Ito (Estrada do Barreiro), duplicar da rodovia Adauto Campo Dall’Orto, também conhecida como José Lozzano Araújo, que liga Sumaré a Paulínia e já está em licitação a contratação da empresa para construir a ponte de ligação entre o Parque Bandeirantes e o Jardim Nova Europa, em Hortolândia. Vamos modernizar importantes estradas vicinais, como a Norma Marson Biondo, ligação com Monte Mor e Avenida João Argenton, ligação com Nova Odessa. A rodovia Virginia Viel Campo Dall’Orto, acesso à região central, também será revitalizada.

Há novos recursos previstos para a cidade?

Estamos com recursos liberados para a construção das UPAs Picerno e Maria Antonia. Já estão em construção as minis areninhas no Florença, Matão e Ipiranga e Campo Belo. Para nosso progresso, temos novas solicitações junto ao Governo do Estado, entre elas, um hospital metropolitano, Novo acesso no retorno da Anhanguera – sentido Campinas/ Americana e a Ponte na Anhanguera ligando Avenida Chico Mendes e Avenida 1 – Área Cura e Matão.

E como anda a geração de empregos e renda em Sumaré?

Sumaré agora está com o nome limpo, após a recuperação da CND (Certidão Negativa de Débitos) e Cadin estadual e teve grande melhora no rating bancário. Com isso, a posição estratégica geograficamente e ser o maior porto seco da América Latina, a cidade voltou a ser atrativa para novas empresas e empreendimentos que se instalam na cidade, contribuindo com o crescimento da cidade, geração de empregos e renda para a população e impulsionamento da nossa economia. 

Estamos recebendo importantes investimentos que vão ajudar no crescimento habitacional, da saúde, educação, segurança e mobilidade urbana. Realizamos uma gestão eficiente dos recursos públicos, fazer mais com menos e sempre trabalhando também em busca de parcerias com o governo estadual, federal e até mesmo a iniciativa privada para realizar obras e serviços. Com isso, atraímos novos e grandes empreendedores, além do nosso primeiro shopping. Desde janeiro deste ano, criamos 2.668 vagas de emprego e somos a 4ª cidade da RMC com melhor saldo.

Que outras ações são realizadas para fomentar a geração de emprego e renda?

Valorizando os comerciantes locais, inauguramos novas feiras livres, assim como a primeira Feira Noturna da nossa cidade, na Praça do Macarenko, que conta, inclusive, com food trucks e artesanatos, além dos produtos alimentícios. Também implantamos o fornecimento de alimentos da Agricultura Familiar na merenda escolar, um investimento de R$ 1,9 milhão, valorizando também os produtores rurais da nossa cidade. Destaque ainda para o comércio forte, próspero e competitivo. Sumaré atraiu nos últimos anos empresas de pequeno e médio porte, como lojas de rede, clínicas especializadas, e do setor de serviços. Não medimos esforços em apoio à classe empresarial. Um exemplo é o Posto do Sebrae Aqui, que coloca inúmeros serviços à disposição dos empreendedores da cidade. São palestras, cursos e oficinas nas áreas de serviços, comércio e indústria – todos de grande valia para fortalecer o polo empresarial.

A saúde de Sumaré também registra avanços. Quais os projetos para o setor?

Saúde é prioridade em Sumaré! Quinze novas unidades de saúde foram entregues à população, entre elas uma UPA na região do Matão. Já está em construção a UPA Denadai e em licitação a contratação da empresa para a construção da UPA Maria Antonia. Também já está em caixa a verba para a construção da UPA Picerno e em negociação a implantação da UPA Maria Antonia. E entregamos a ampliação da UPA Macarenko. São 21 novos leitos e uma nova enfermaria. Entregamos novos equipamentos, materiais, veículos e ambulâncias, com auxílio do nosso deputado Dirceu Dalben.

Uma das inovações na Saúde é a implantação dos Centros de Saúde Especializados. Fale um pouco sobre eles.

Pensando no atendimento direcionado e exclusivo foram criados os Centros de Saúde Especializados, inéditos na região. Esses centros têm parceria com o Fundo Social de Solidariedade: são duas unidades do Centro da Criança; o Centro de Longevidade, para assistência da Melhor Idade a partir dos 50 anos; a Base de Excelência do Homem, para atendimento exclusivo da classe masculina e a Base de Excelência da Mulher (BEM), para atendimento exclusivo do público feminino. Zeramos as filas de cardiologia e reumatologia, além dos exames de mamografia. 

Para continuar diminuindo as filas nas outras especialidades, trabalhamos na revisão dos protocolos de encaminhamento para as especialidades, atendidas no Ambulatório, para garantir que o paciente seja encaminhado para lá apenas quando não houver a possibilidade do atendimento ocorrer na unidade básica de saúde. Também foi criado o projeto “Meu Primeiro Filho”, um curso de orientação médica e psicossocial de aprendizado às mamães de primeira viagem que fazem acompanhamento BEM. Implementamos na Secretaria Municipal de Saúde o Projeto Preterm Samba, em conjunto com o CAISM/UNICAMP, com foco em prevenção ao parto prematuro, com ações de pré-natal para identificação de indícios de possíveis complicações durante a gestação. Nossa saúde nunca esteve tão bem preparada e equipada. Trabalhamos com seriedade para cuidar da população oferecendo um atendimento cada vez mais digno e humanizado.

Sumaré é um canteiro de obras. Quais o senhor destaca?

Desde 2017, investimos na infraestrutura e mobilidade urbana da população. Para isso, criamos o PRC (Programa de Recape Contínuo), que ocorre por toda a cidade, recuperando mais de 2 milhões de m ² de asfalto em todas as regiões, com auxílio de emendas do nosso deputado. As ciclovias em toda a cidade também estão sendo ampliadas. Revitalizamos importantes avenidas, como a Amizade, em Nova Veneza, Rebouças, no centro, Minasa, no Matão, Júlio de Vasconcellos, acesso para a região central, além da Estrada Municipal Mineko Ito (Estrada do Barreiro), que foi recuperada após intervenção do deputado Dirceu Dalben junto ao Governo Estadual e, agora, também recebe uma nova ponte. 

A rotatória da Praça do Evangelho, no Matão, foi duplicada e estacionamentos a 45º estão sendo instalados por toda a cidade. Duplicamos Estrada Municipal Américo Ribeiro dos Santos, conhecida como Estrada da PPG, acesso à região da Área Cura, recuperamos pontes, como as duas do Maria Antonia, Salerno, Inocoop, e iniciamos as obras da duplicação da ponte da Emílio Bosco. Também construímos a Avenida da Selmi, ligando a Avenida da Amizade com a Rodovia Vírginia Viel Campo Dall´Orto. Revitalizamos a Avenida Júlio de Vasconcelos, a via de acesso à entrada da cidade. 

A rodovia Adauto Campo Dall’Orto, também conhecida como José Lozzano Araújo, que liga Sumaré a Paulínia, foi duplicada. São investimentos que influenciam diretamente a mobilidade da nossa população, contribuindo para a qualidade de vida. Diversas novas obras estão programadas para dar continuidade ao progresso da cidade. E quero agradecer ao deputado Dirceu Dalben, meu pai, por toda a ajuda e emendas enviadas para a cidade, contribuindo para o crescimento de Sumaré.

Deixe um comentário