Polícia
Hortolândia lidera o ranking de assassinatos na região com 14 homicídios

Região registra queda no número de assassinatos, aponta estatística da SSP

De janeiro a julho deste ano, foram 36 homicídios dolosos nas cinco cidades, 21,7% menos que no mesmo período de 2021, quando foram registradas 46 ocorrências

O número de assassinatos registrados na região de janeiro a julho deste ano apresentaram queda em comparação com o mesmo período do ano passado, apontam os dados estatísticos da SSP (Secretaria de Segurança Pública) divulgados nesta quinta-feira (25). Nos sete primeiros meses de 2022, 36 pessoas foram vítimas de homicídio doloso (quando há intenção de matar) na região. Comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram totalizados 46 assassinatos, houve queda de 21,7% neste tipo de ocorrência.

Hortolândia lidera o ranking de assassinatos na região. No período de janeiro a julho, a cidade registrou 14 homicídios. Em segundo lugar vem Sumaré, com 12 ocorrências, Paulínia e Monte Mor, com quatro cada uma, e, em último, Nova Odessa, com dois casos de janeiro a julho.

Na comparação com janeiro a julho de 2021, Hortolândia teve queda no número de homicídios dolosos; foram 18 no ano passado, queda de 22,2%. A tendência de queda no período analisado se manteve no comparativo entre os sete primeiros meses de 2022 e 2021 com Sumaré (de 20 para 12, -40%) e Paulínia (de sete para quatro, -42,8%). Houve aumento em Monte Mor (de um para quatro, +300%) e Nova Odessa (de zero para dois).

Se comparado ao mesmo período de 2020, o primeiro ano da pandemia, quando houve queda em todos os tipos de crimes, os números registrados em 2022 ainda são menores. Foram, 40 assassinatos de janeiro a julho de 2020 nas cinco cidades, queda de 10% no número de ocorrências.

Das cinco cidades da região, apenas Monte Mor registrou vítimas de latrocínio este ano. Foram duas ocorrências na cidade no mês de abril.

CRIMES SEXUAIS

Com relação aos crimes sexuais, as cinco cidades da região registraram 124 estupros de janeiro a julho de 2022. A cidade com mais ocorrências é Hortolândia, com 50 casos, seguida de Sumaré, com 32, Paulínia, com 21, Monte Mor, com 14 e Nova Odessa, com apenas um caso. 

Do total de estupros, 99 foram praticados contra vulneráveis, considerados menores de 14 anos ou “alguém que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato ou que, por qualquer outra causa, não pode oferecer resistência”. Esses crimes na região representam 79,8% do total de estupros.

VEÍCULOS

De janeiro a julho deste ano, Sumaré lidera o ranking de furto e roubo de veículos, com 489 ocorrências registradas. Em seguida vem Hortolândia, com 400, Paulínia, com 215, Monte Mor, com 70, e Nova Odessa, com 65.

Deixe um comentário