Polícia
Setor de Comunicação da PM chama a atenção para atitudes simples e que podem evitar transtornos

Polícia Militar dá dicas para quem vai viajar e deixar a casa fechada na época de festas

Nesse período do ano, os imóveis se tornam alvos fáceis para bandidos, por isso, quem vai se ausentar de casa durante o feriado deve se atentar às importantes dicas de segurança da polícia

Cézar Oliveira | Tribuna Liberal

Muitas pessoas fazem as malas e viajam para aproveitar o período das férias em dezembro ou para curtir aqueles dias de folga com as comemorações do Ano Novo. E é justamente neste período que muitos assaltantes resolvem agir. Para garantir a segurança de quem está aproveitando as festas de fim de ano com a família ou amigos, a reportagem do Tribuna Liberal consultou o setor de Comunicação Social do 48º Batalhão da Polícia Militar de Sumaré, que chama a atenção da população para atitudes simples que podem evitar transtornos nesse período.

Nessa época do ano, os imóveis se tornam alvos fáceis para bandidos. Por isso, quem vai se ausentar de casa durante o feriado ou o recesso deve se atentar às dicas da Polícia Militar para evitar quaisquer transtornos.

O setor de Comunicação Social cita dicas fundamentais em relação à segurança de imóveis em que os moradores saem para viajarem. “A porta da cozinha deve ser protegida e a área tem que ser isolada do restante da casa com o trancamento das portas intermediárias. Isso porque os arrombamentos são mais frequentes pelos acessos dos fundos dos imóveis”, citou a assessoria.

Outra dica é não guardar objetos de valores em casa. “Faça seguro deles e confie a custódia aos cofres de bancos. Se preferir, use cofres de segurança dentro da residência, mas sempre que possível instale mais de um, sendo um deles fora dos aposentos particulares”.

Os alarmes sonoros ou luminosos devem ser testados periodicamente. Isso melhora a segurança e também ajuda os vizinhos que, avisados, reconhecem com facilidade o sistema e podem ajudar em caso de perigo.  “Faça o máximo para dificultar a ação de criminosos, desde a colocação de trincos e travas nas portas e janelas até trancas, correntes e cadeados nos pontos mais vulneráveis”, alerta a PM.

“Conheça seus vizinhos e combine com eles medidas de auxílio mútuo. A solidariedade é importante nos momentos de perigo. Os vizinhos devem estar sempre alertas pela segurança de sua rua ou bairro, ao avistar veículos suspeitos parado acionar a Polícia Militar pelo telefone 190”, destaca a Comunicação.

Manter luzes acesas durante a noite e combinar com vizinhos de confiança para que fiquem responsáveis por monitorar a casa e evitar jornais e correspondências acumuladas é outra medida eficaz para não chamar a atenção de ladrões.

“Não divulgue em redes sociais que vai sair a passeio. Leve as chaves da casa com você. Não deixe a chave de sua residência em um local inapropriado como debaixo do tapete, próximo à janela ou a um vaso de plantas, por exemplo, pois é uma deixa para que o ladrão a encontre. Em condomínios fechados ou edifícios, não deixe as chaves na portaria”, acrescentou o setor de Comunicação.

Deixe um comentário