Mais de 1,7 mil detentos de Sumaré e Hortolândia saem às ruas para festas
Presos do semiaberto deixaram as unidades prisionais de ambas as cidades nesta sexta-feira com data de retorno estipulada em 3 de janeiro de 2024; 1,5 mil saíram somente do CPP
Cézar Oliveira | Tribuna Liberal
O sistema prisional do Estado de São Paulo concedeu nesta sexta-feira (22) a saída temporária de detentos para as festas de Natal e Ano Novo. O benefício é dado a detentos que atendam a determinados requisitos. De acordo com a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), mais de 33 mil presos serão beneficiados em todo o Estado de São Paulo. A bonificação vai até o dia 3 de janeiro de 2024, às 18h. Segundo a SAP, no sistema prisional de Hortolândia e Sumaré, a Justiça autorizou 1.747 presos e presas de quatro unidades com a “saidinha” de Natal. Eles deixaram as unidades e permanecem em liberdade até a data do retorno.
De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária, são beneficiados presos e presas do regime semiaberto. Do CPP Hortolândia (Centro de Progressão Penitenciária), são 1.500 presos liberados e do CR (Centro de Ressocialização) de Sumaré, são 157. Da Penitenciária II de Hortolândia, são 56 beneficiados e da Penitenciária III de Hortolândia, 34 em liberdade temporária.
Ao todo, são quatro saídas temporárias ao longo do ano, nos meses de março, junho, setembro e dezembro. Todas, com exceção deste mês, têm início na terça-feira, na terceira semana de cada mês, às 06h, e os beneficiados devem retornar até às 18h da segunda-feira seguinte.
Segundo informações da SAP, no último ano, 36.688 detentos puderam sair no Estado. Para isso, alguns requisitos precisam ser seguidos, como estar no regime semiaberto, ter bom comportamento, comprovante de residência, possuir renda e ter cumprido, pelo menos, 1/6 da pena, para réu primário, e 1/4 para reincidente. Na região de Campinas, a Justiça autorizou 4.357 presos de oito unidades da região a gozarem da “saidinha” natalina.
Descumprimento
A Polícia Militar prendeu na tarde desta sexta um total de 14 detentos em descumprimento de regras de saída temporária. A ação ocorreu em um bar no Centro de Campinas. Os detentos estavam com bebidas alcoólicas e entorpecentes. O suspeito localizado com drogas foi levado ao 1º DP (Distrito Policial) da cidade. Enquanto isso, 13 detentos foram conduzidos de volta ao CPP Hortolândia.
NÚMERO DE PRESOS BENEFICIADOS POR UNIDADE PRISIONAL
CPP Hortolândia: 1.500
CR Sumaré: 157
Penitenciária II de Hortolândia: 56
Penitenciária III de Hortolândia: 34
Deixe um comentário