Polícia
Acão conjunta entre a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros ajudou salvar a jovem

Jovem é resgatada ao ficar presa dentro de bueiro em Hortolândia

Garota de 14 anos entrou em bueiro quando caminhava com as amigas pelo Jardim São Sebastião; policiais e bombeiros realizaram intenso trabalho de resgate até salvar a menina, que ficou ferida

Cézar Oliveira | Tribuna Liberal  

Uma adolescente de 14 anos entrou em um bueiro na noite desta terça-feira (30), enquanto caminhava com as amigas pela rua das Orquídeas, no Jardim São Sebastião, em Hortolândia. Ela foi resgatada após um intenso trabalho das equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. A PM foi acionada e retirou as tampas do bueiro para ter mais ventilação de ar no interior do bueiro. O Corpo de Bombeiros também foi acionado e, com a ajuda de ferramentas, retirou a menina do local. Ela foi socorrida com ferimentos leves.

Após a vítima ser resgatada, os socorristas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) a colocaram na maca e, em seguida, na ambulância, onde a jovem recebeu os primeiros atendimentos. Foram cerca de duas horas de angústia até a menina ser retirada da galeria de águas pluviais. Durante o atendimento pré-hospitalar, ela estava consciente, fez uso da manta térmica e inalação. Na sequência, foi levada pelo Samu ao Hospital Municipal Mário Covas.

O policial militar, cabo Felipe Jordan, contou como foram os primeiros atendimentos ao chegar no bueiro onde a jovem estava. “Recebemos informações via Copom que crianças estavam brincando nos arredores de um bueiro e uma delas resolveu adentrar esse bueiro, não conseguindo. Quando chegamos em um primeiro momento pegamos as ferramentas de populares, quebramos a tampa para tentar o primeiro contato, não tendo êxito. Solicitamos o apoio do Corpo de Bombeiros e do setor de Obras da Prefeitura de Hortolândia, onde foi de pronto e realizamos a operação de resgate. Abrimos as demais tampas de bueiro para o aumento da oxigenação na galeria de esgoto obtendo êxito na remoção da vítima do interior da galeria pluvial”, disse o policial militar.

O tenente do Corpo de Bombeiros, Hélio Lima, detalhou sobre o resgate da jovem. “As próprias amigas dela disseram que ela entrou no bueiro porque ela quis. A menina estava no fundo e não apresentava nenhuma reação, o nosso maior receio era que ela estivesse em óbito. No momento em que a gente tentou lançar o pé dela, foi quando sentiu dor e ela reclamou. Foi para nós uma surpresa e percebemos que ela estava viva. Retiramos ela respirando apresentando um quadro de saúde estável”, disse o tenente.

A adolescente passou por atendimento médico juntamente com o apoio de sua família, teve alta e passa bem.

Deixe um comentário