Fogo se alastra em área de mata e incêndio atinge casa abandonada em Nova Odessa
Chamas mobilizaram Bombeiros Militares, Bombeiros
Voluntários e Defesa Civil Municipal, que por meio de trabalho conjunto,
controlaram o fogo que se instalou pela região do Jardim Santa Rosa no período
noturno
Cézar Oliveira | Tribuna Liberal
Um incêndio atingiu a casa abandonada de um antigo clube na noite desta segunda-feira (31), no bairro Jardim Santa Rosa, em Nova Odessa. Ninguém ficou ferido, segundo a Defesa Civil de Nova Odessa. Uma fumaça densa tomou conta de bairros adjacentes durante a ocorrência.
Segundo a Defesa Civil, o incêndio começou em uma mata próxima a linha férrea e o fogo se alastrou atingindo um imóvel desocupado do antigo clube de uma empresa. As chamas queimaram parte da madeira do telhado.
O incêndio foi controlado em um trabalho conjunto dos Bombeiros Militares, Bombeiros Voluntários e Defesa Civil Municipal. A Defesa Civil informou que as causas não foram identificadas. Porém, a suspeita é que o incêndio tenha sido proposital.
Operação
Está em vigor a Operação SP Sem Fogo, ação do Governo de São Paulo para prevenir e combater incêndios e alertar para a possibilidade do aumento das queimadas em razão do clima mais seco. Dados do Prognóstico Climático de Inverno 2023, do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) mostram que o volume pluviométrico para a região sudeste continua abaixo da média para o período.
As temperaturas em queda e a baixa umidade relativa do ar nos últimos dias estão entre os fatores que podem aumentar a ocorrência de incêndios em áreas de vegetação. O clima seco resseca as folhas e favorece a propagação de queimadas, que destroem a vegetação e causam a morte de animais silvestres. Além disso, aumentam a poluição do ar, diminuem a fertilidade do solo e oferecem risco de queimaduras, acidentes com vítimas, e problemas de saúde.
No último ano, mais de 90% dos focos de incêndio foram causados por ações humanas evitáveis, resultando na queima de mais de 7 mil hectares de vegetação, segundo a Defesa Civil Estadual. A participação direta da população pode impedir e mitigar a propagação descontrolada de incêndios em áreas verdes durante a estiagem.
“É importante que a população não queime lixo ou jogue bitucas de cigarro em vias públicas ou terrenos. Quem solta balões comete crime ambiental, com pena de um a três anos de detenção e pagamento de multas. As denúncias podem ser feitas diretamente à Polícia Militar Ambiental ou Corpo de Bombeiros pelos telefones 190 e 193”, informou o órgão estadual.
Deixe um comentário