DIG pede mais 30 dias para concluir investigação de Sirineu Araújo
Investigado por homicídio, vereador de Sumaré alegou legítima
defesa e diz que recebeu ameaças antes do crime; parlamentar teve a padaria
atacada por facção criminosa
Cézar Oliveira | Tribuna Liberal
O delegado Lucio Antônio Petrocelli, da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Americana, solicitou à Justiça a extensão de prazo por mais 30 dias para concluir o inquérito policial que investiga o vereador de Sumaré Sirineu Araújo pelo homicídio de Rafael Emidio da Silva, de 39 anos, que aconteceu em 19 de agosto de 2023, em uma rua do Jardim Ipê, região do Jardim Maria Antonia.
O delegado disse que restam algumas oitivas de testemunhas e laudos que ainda não foram entregues. “No que tange a respeito da morte de Rafael na cidade de Sumaré, informo que o inquérito está em curso na DIG de Americana, com atos de Polícia Judiciária ainda a serem realizados, os quais são sigilosos, sendo que o trabalho está sendo realizado dentro dos ditames legais da investigação. O vereador é investigado na morte, inclusive se apresentou alegando que estava sendo ameaçado, e indicou onde a arma usada foi deixada, sendo encaminhada à perícia, bem como o veículo que ele usava no dia, que também foi objeto de perícia. Assim que for finalizado, será remetido ao Poder Judiciário”, relatou o delegado.
O vereador Sirineu é investigado pelo assassinato do homem, baleado e atropelado, no Jardim Ipê, em Sumaré. O parlamentar afirmou em depoimento à Polícia Civil em agosto do ano passado, que agiu em legítima defesa e que antes do episódio foi alvo de ameaças. Um vídeo mostra quando a vítima rasteja pela rua depois de ser baleada.
Sirineu então procurou a DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Americana de forma espontânea. Os investigadores confirmaram que o vereador admitiu ser dono da caminhonete e que estava no local do homicídio. O parlamentar indicou onde estaria a arma e o veículo. Ambos foram apreendidos e passaram por perícia.
Sirineu contou ter feito dois boletins de ocorrência antes do crime. Ainda de acordo com a Polícia Civil, a prisão de Sirineu não foi pedida neste momento pelo fato do envolvido ter endereço fixo e ter se comprometido a comparecer à delegacia todas as vezes em que for chamado pelos investigadores.
ATAQUE DO PCC
A padaria do vereador Sirineu Araújo foi alvo de um ataque na madrugada do último sábado (20), na rua Daniel Moreira, no Jardim São Francisco, região de Nova Veneza, em Sumaré. O ataque teria sido cometido pelo PCC (Primeiro Comando da Capital), uma das principais facções criminosas do país. Ele fala em “perseguição política” por ser pré-candidato a prefeito da cidade.
A Polícia Militar foi acionada ao local e constatouque o comércio havia sido pichado com a sigla da facção criminosa. Segundo os policiais, criminosos quebraram a vidraça e violaram a fechadura da porta, que foi aberta.
Os criminosos jogaram substância inflamável no interior da padaria, além de efetuar disparos de arma de fogo contra a porta do estabelecimento. Os agentes da Polícia Científica foram acionados e realizaram os trabalhos de perícia técnica. A ocorrência foi registrada no 5° DP (Distrito Policial), que investiga o caso.
Deixe um comentário