Polícia
Locais dos mandados são de difícil acesso e ficam nas periferias das cidades

Campinas e Sumaré têm alvos em operação contra quadrilha que aplica golpes no Estado

Cézar Oliveira | Tribuna Liberal

Policiais Civis de São José do Rio Preto realizaram nesta quarta-feira (30) a ‘Operação Deceptio’, contra uma quadrilha em Campinas e Sumaré, que aplicava golpes eletrônicos no Estado de São Paulo. Ao todo, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas duas cidades, além de São Paulo e Diadema. Todos foram expedidos pela 5º Vara Criminal de São José do Rio Preto e, além da Polícia Civil, a ação contou com o apoio do Grupo de Operações Especiais de Campinas.

Os locais dos mandatos são de difícil acesso e ficam nas periferias das cidades. Foram apreendidos diversos aparelhos telefônicos, cartões bancários e utensílios utilizados para a prática de golpes, caracterizando o crime de estelionato eletrônico.

Segundo a Polícia Militar, o ‘modus operandi’ da quadrilha consistia em entrar em contato com vítimas se passando por funcionários de banco e, de posse de seus dados pessoais, solicitava que a vítima realizasse condutas no aplicativo bancário, enviando um código que dava acesso à conta aos golpistas.

Para ter a confiança das vítimas, os golpistas afirmavam que a conta havia realizado transferências bancárias suspeitas. Ao passo que a vítima negava que havia feito transações, realizava as ações solicitadas pelo suposto funcionário do banco, o que possibilitava a quadrilha ter acesso à conta e realizar transações bancárias.

Após meses de investigação e cruzamento de dados, foram identificados alguns dos membros do grupo criminoso, que eram responsáveis pela recepção dos valores dos golpes.

Deixe um comentário