Negócios
Marmitarias atendem tanto quem precisa de refeições saudáveis quanto quem busca complementar a renda

Hortolândia se destaca com um aumento de mais de 9.700% no número de negócios do setor

Da Redação | Tribuna Liberal

O segmento de marmitarias apresentou um crescimento exponencial nas 39 cidades das regiões de Campinas e Piracicaba desde 2018. Segundo pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) -SP, a partir do DataMPE, com base em dados da Receita Federal, o crescimento acumulado foi de aproximadamente 617,65% (ou seja, 7,18 vezes o valor inicial), com uma taxa média de crescimento anual de cerca de 39%.

Entre todos os municípios, Hortolândia foi o que mais se destacou, passando de seis unidades há seis anos para 582 até o último levantamento, uma alta de cerca de 9.700%.

O consultor de negócios do Sebrae-SP em Campinas, Bruno Pereira dos Santos, atribui esse dado à combinação de oportunidade e necessidade. “Durante a pandemia, houve um boom de negócios abertos por necessidade, como empresas do segmento de alimentação, especialmente marmitarias. Atualmente, percebemos que a oportunidade tem surgido para muitas pessoas, e empreender em algo que gostam e têm aptidão tornou-se a principal fonte de renda para muitas famílias.”

A opinião é compartilhada por Alan Adilson Tanno, consultor de negócios do Sebrae-SP em Piracicaba. “Em meio à correria do dia a dia e à busca por mais praticidade, as marmitarias ganharam espaço como uma solução que atende tanto quem precisa de refeições saudáveis e acessíveis quanto quem busca uma forma de complementar a renda, unindo conveniência e oportunidade em um mercado em expansão”, esclarece.

CASOS DE SUCESSO

Bárbara Placido é estudante de nutrição e apaixonada por culinária, especialmente pratos fáceis. Há pouco mais de quatro anos, criou a Equilíbrio na Prática. “A minha empresa nasceu em meio à pandemia, logo após eu ter sido desligada do meu emprego CLT. Resolvi fazer marmitas para vender, e digo que comecei por uma combinação de necessidade e oportunidade.”

A empreendedora conta que fez alguns testes no início, vendeu as primeiras marmitas e, na semana seguinte, já recebeu mais encomendas. “Decidi trabalhar com refeições saudáveis por desejar ajudar mais pessoas a terem uma alimentação balanceada de forma prática no dia a dia. No fim, a empresa se tornou minha principal fonte de renda até hoje. Meus planos incluem fazer a Equilíbrio na Prática crescer, lançar novos produtos e continuar conquistando a fidelidade de clientes, oferecendo saúde, praticidade e qualidade de vida.”

O intuito de investir na alimentação saudável também foi o que incentivou Gabriela Tank Oliveira a criar a Novitá Congelados, de Limeira. A empresa surgiu em 2021, também em meio à pandemia da Covid-19, e hoje vende marmitas congeladas. “Eu acredito muito na praticidade, que hoje as pessoas buscam cada vez mais uma forma prática de se alimentar. Porém a gente encontra muitos congelados industrializados, não saudáveis, e isso não vinha ao encontro com o meu propósito”, explicou.

Inicialmente ela pensou em abrir uma franquia de alguma marca já existente, mas pensou bem e optou por criar a própria empresa. “Eu acredito que esse estilo de vida que a gente leva hoje faz com que as pessoas busquem cada vez mais praticidade e conveniência na hora de se alimentar ou fazer qualquer atividade, porque a rotina está mais corrida. É difícil encontrar tempo para preparar sua refeição e fazer isso principalmente de forma saudável, já que a gente vai buscando uma alimentação rápida que muitas vezes não é saudável. Os negócios de marmita cresceram porque elas conseguem unir uma solução de praticidade, economia de tempo e nutrição.”

Deixe um comentário