Negócios
Cristian Eduardo Ferreira, da Pancremo Pão de Queijo, de Hortolândia, participou do evento

Empresários da RMC comemoram experiências adquiridas durante missão em Lima, no Peru

Da Redação | Tribuna Liberal

Empresários da RMC (Região Metropolitana de Campinas) voltaram da Expoalimentaria com muitas novidades e com perspectivas ainda mais animadoras sobre o futuro de seus negócios. O evento, que contou com a presença de Cristian Eduardo Ferreira, da Pancremo Pão de Queijo, de Hortolândia, e de Monica Ianni, da Massa Palha, de Engenheiro Coelho, aconteceu na última semana, entre 25 e 27 de setembro, em Lima, capital peruana.

Nilcio Freitas, gerente regional do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), destaca a importância de micro e pequenos empresários participarem de eventos como este. “São fundamentais para expandir horizontes, permitindo o acesso a novos mercados e a troca de conhecimentos valiosos. Além disso, favorecem a construção de relacionamentos estratégicos, que podem ser decisivos para o crescimento e a sustentabilidade do negócio no futuro. Em um ambiente tão dinâmico, esses laços podem se transformar em parcerias que impulsionam a inovação e a competitividade das empresas”, avaliou.

“Foi uma experiência ímpar na minha história pessoal, profissional e como CNPJ, e eu trago para a empresa um know-how que não tínhamos antes. Foi uma experiência, de fato, maravilhosa, em todos os sentidos,” disse Cristian Eduardo Ferreira, da Pancremo Pão de Queijo, de Hortolândia

O evento foi além das expectativas do empresário, já que ele foi com a intenção de lançar sementes e, acredita que elas foram lançadas. “Já vejo o mercado peruano como uma possível venda para o meu produto, que é o pão de queijo, e aprendi muito sobre exportação e trago isso também para o meu negócio, que é possível já começar a exportar, é só se empenhar um pouco mais.” Cristian disse que trouxe, pelo menos, cinco contatos relevantes de negócio, com a possibilidade de um reencontro, tanto aqui no Brasil quanto no Peru.

“Essa parceria com o Sebrae-SP é muito importante pela estrutura e possibilidade de negócio. É dessa forma que eu acredito que é o projeto do Sebrae-SP: possibilitar suporte, no início, para depois você caminhar sozinho”, finalizou.

Para Monica Ianni, da Massa Palha, de Engenheiro Coelho, a Expoalimentaria foi uma ótima oportunidade para fazer contatos: desde outros empreendedores, fornecedores e possíveis parceiros comerciais e, também, para melhorar a visibilidade da marca no setor e atrair a atenção de novos clientes e parceiros. “Tive a oportunidade de conhecer novas tendências do mercado de alimentos, descobrir novos produtos e inovações que poderão ser incorporadas ao negócio, foi uma experiência muito rica”, pontuou.

A empreendedora ressaltou que a interação com o público foi fundamental para receber feedbacks sobre os produtos da sua marca, já que podem resultar em melhorias. “Para a Monica, empreendedora, destaco o crescimento profissional, participar ativamente em missões e eventos, como este, proporciona aprendizado contínuo, evolução e desenvolvimento de habilidades essenciais para a gestão de um negócio, além de fortalecer o reconhecimento da marca e estabelecer como um player relevante no mercado.”

Para finalizar, ela explicou que a participação na Expoalimentaria Peru 2024 representou uma chance valiosa para a Massa Palha, a cidade de Engenheiro Coelho e, para ela, como profissional, para destacar a marca no mercado e aprender a se conectar com uma rede maior de profissionais e oportunidades.

EXPOALIMENTARIA

A Expoalimentaria é uma das mais importantes da América do Sul, com destacada importância para os setores de alimentação, bebidas, serviços, máquinas, equipamentos e embalagens. Entre as atividades promovidas pela feira, destacam-se: salão de inovação, programação gastronômica, cozinha show, salão de café e cacau, salão de pisco e chocolate e rodada de negócios. As empresas brasileiras que foram selecionadas para participar, como expositoras, farão parte do Pavilhão Brasil, e contaram com uma estrutura completa, incluindo recepcionistas bilíngue, catálogo institucional e mobiliário para preparação e exposição de produtos.

Deixe um comentário