Comércio da RMC deve abrir mais de 13 mil vagas temporárias de emprego
Diante da projeção otimista da ACIC, o Tribuna Liberal
entrevistou especialistas que mostram onde encontrar essas vagas de final de
ano, dicas para sair na frente e como ampliar as chances de transformar
trabalho sazonal em definitivo
Beth Soares | Tribuna Liberal
Os meses finais do ano costumam ser uma oportunidade para trabalhadores desempregados garantirem uma renda por meio das vagas temporárias de trabalho geradas, principalmente, pelo comércio. Neste ano, a ACIC (Associação Comercial e Industrial de Campinas) projeta a criação de pelo menos 13.050 empregos sazonais por causa das festas de Natal e Ano Novo. As contratações já começaram. Especialistas ouvidos pelo Tribuna Liberal orientam onde encontrar essas vagas, dão dicas para os candidatos saírem na frente no processo de seleção e, também, para aumentar as chances de transformar o emprego temporário em definitivo.
De acordo com o consultor organizacional da FATD Consultoria, Felipe Amaro, lojistas e redes de supermercados são os setores que mais contratam temporários nos finais de ano. “Nesse período, o número de pessoas visitando os comércios aumenta e os lojistas precisam de apoio”, comenta o consultor. As funções mais requisitadas são vendedores, repositores de mercadorias, atendentes de balcão, operadores de caixa, fiscais, empacotadores e supervisores de atendimento ao cliente, segundo a FATD Consultoria, que atende Campinas e região.
Para encontrar essas vagas temporárias, Amaro orienta os candidatos a procurarem órgãos como os PATs (Postos de Atendimento ao Trabalhador), agências de emprego e acessar os sites das lojas para fazer o cadastro de currículo online. “É sempre bom dar uma olhada no Google, pesquisar e entrar em contato com essas empresas. Hoje, a maior parte dos processos seletivos são on-line. Então, não adianta ir até a loja levar currículo. Só se tiver dificuldade de cadastramento online”, observa Amaro.
Lucas Morais, responsável pela Agência de Emprego do Grau Técnico Sumaré, reforça que a era digital mudou a forma de recrutar trabalhadores. “Antes, para ter acesso a uma oportunidade temporária (sazonal), efetiva ou até estágio, era preciso apenas nossa presença e um currículo em mãos. Agora, o papel deu lugar ao ambiente digital, as empresas por uma questão de sustentabilidade, não aceitam mais pilhas e pilhas de currículos para triagem. Tudo é direcionado através de e-mails e WhatsApp”, destaca.
Ensino Médio completo e currículo qualificado são requisitos básicos para disputar essas vagas, assinalam os especialistas. Para a função de vendedor, Morais observa que são indispensáveis boa comunicação, poder de negociação, de acordo a necessidade do cliente, e produtividade para bater metas.
Para ter sucesso na disputa da vaga, a palavra-chave é qualificação. “Hoje, existem vários órgãos como o Senai e o Senac que oferecem cursos de curta duração em diversas áreas. Há muita informação gratuita na Internet. Um currículo bem elaborado e comunicação assertiva também são importantes”, assinala Amaro.
A FATD, por exemplo, disponibiliza conteúdo gratuito no Youtube e Spotify por meio de uma série de podcasts que orienta como preparar um currículo, como direcionar a vida profissional e sair na frente em um processo seletivo, indica o consultor.
Flexibilidade com horários também é um diferencial do candidato nessa época do ano, observa Morais. “Os horários serão alternados e alterados para suprir a demanda, de acordo com as datas de maior fluxo no comércio”, explicou o responsável pela Agência de Emprego do Grau Técnico Sumaré.
Vagas sazonais devem chegar a 470 mil no Brasil, prevê Associação
A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) prevê a criação de cerca de 470 mil vagas temporárias de outubro a dezembro deste ano. A estimativa representa um aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado.
“Acreditamos que, se o cenário for favorável, as indústrias podem acelerar suas contratações para atender a alta demanda de consumo do período, devido às datas sazonais como Dia das Crianças, Black Friday e Natal”, afirma o presidente da associação, Marcos de Abreu, por meio da Assessoria de Imprensa.
Se tudo for conforme o esperado pela Asserttem, as vagas devem ser abertas principalmente pelos setores da Indústria (55%), Serviços (30%) e Comércio (15%), segundo a Associação. “Em dezembro, quem impulsionará a geração das vagas temporárias será o setor do comércio, nos pontos físicos, devido ao Natal”, explica Abreu.
A vaga inicial é temporária, mas a oportunidade pode abrir caminhos para um trabalho mais longo. De acordo com a Associação, há uma alta na taxa de efetivação média dos temporários, que passou de 20% para 22% neste último trimestre do ano.
“Vivemos uma realidade de falta de mão de obra qualificada. Assim, quando a empresa encontra este profissional, ela o efetiva. E, consequentemente, verificamos um aumento da empregabilidade ao invés da contratação de temporários”, assinala Abreu.
Sintonia com a tecnologia e foco são fundamentais
Facilidade de adaptação de horários, fácil acesso ao local de lojas e shoppings, facilidade com ferramentas digitais: celulares, tablets, comanda digital, computadores. Esses são outros atributos essenciais para quem pretende disputar uma vaga temporária de trabalho no comércio, segundo Lucas Morais, responsável pela Agência de Emprego do Grau Técnico Sumaré
De acordo com o especialista, o desempenho do candidato pode garantir a contratação efetiva. “Além de mostrar aptidão à função, é imprescindível gostar do que faz. Então, além do trabalho em si, mostrar que tem competências, habilidades e atitudes para continuar contribuindo com a empresa após a sazonalidade de fim de ano”, observa Morais.
Felipe Amaro, consultor organizacional da FATD Consultoria, acrescenta que o foco no trabalho e nos resultados favorecem uma possível contratação definitiva. “Cuidado com a questão de atraso, fofocas, conversas paralelas no ambiente de trabalho. É preciso focar naquilo que é o verdadeiro interesse da empresa. Ninguém é insubstituível, mas algumas pessoas se tornam indispensáveis. E essas pessoas são as que demonstram maior interesse na execução do trabalho. Elas chegam no horário, fazem hora extra se precisar, se dedicam para que a empresa tenha resultados melhores”, descreve o consultor da FATD Consultoria.
DICAS PARA SAIR NA FRENTE
- Currículo bem formatado, com dados atualizados, sem erros ortográficos, simples, assertivo e coeso.
- Qualificação para a vaga que pretende ocupar
- Comunicação assertiva na hora da entrevista
- Flexibilidade de horários
- Facilidade com ferramentas digitais
- Foco no trabalho
Deixe um comentário