Cidade

Sumaré terá encontro e caminhada das Famílias de Portadores de Down

Sumaré terá registrado no Calendário Oficial do Município o Encontro das Famílias dos Portadores de Síndrome de Down e a Caminhada do Cromossomo do Amor. A inclusão da data foi proposta pelo vereador Rai do Paraíso (Republicanos), por meio do Projeto de lei nº 56/2022, aprovado em regime de urgência na sessão desta terça-feira (22). A proposta segue para sanção do prefeito Luiz Dalben.
Conforme o texto do PL, o objetivo principal do Encontro das Famílias dos Portadores de Síndrome de Down, que será celebrado no dia 21 de março de cada ano – Dia Internacional da Síndrome de Down é proporcionar brincadeiras, lazer, múltiplas ações de entretenimento e conscientização, palestras, show de talentos com as pessoas que tem a síndrome e homenagens.

CROMOSSOMO DO AMOR
Já a Caminhada do Cromossomo do Amor ocorrerá no domingo anterior ao dia 21 de março de cada ano. O encontro e a caminhada poderão ser promovidos pelo Executivo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer ou outra secretaria que entender conveniente, ou pela iniciativa privada com apoio e suporte do Executivo Municipal.
“Vale ressaltar que o incentivo à inclusão é o primeiro passo para que os portadores de Síndrome de Down se tornem membros contributivos da sociedade. Portadores de Síndrome de Down são capazes de compreender suas limitações e conviver com suas dificuldades, têm autonomia para tomar iniciativas. Isso mostra a possibilidade e necessidade deles participarem da sociedade com autonomia em um mundo onde ‘normais’ e deficientes são semelhantes mesmo com suas inúmeras diferenças”, justifica o vereador no projeto.

Deixe um comentário