Prefeitura e Sabesp fiscalizam rede de esgoto em oito bairros de Hortolândia
Fiscalização no sistema de coleta e tratamento de detritos evita descarte irregular, que causa entupimentoDurante toda a sema- na, as equipes da Prefeitura de Hortolândia em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), realizaram diversas ações para garantir o correto funcionamento das redes de esgoto e águas pluviais em diferentes regiões da cidade. A manutenção foi intensificada na Avenida da Emancipação, em frente a empresa farmacêutica EMS, e no Jardim Campos Verdes. No Jardim Terras de Santo Antonio, uma residência realizava o descarte irregular de dejetos domésticos e recebeu notificação. No mesmo bairro, bocas de lobo foram consertadas. Já a desobstrução das redes aconteceu nos jardins Amanda, Boa Esperança e Vila São Pedro.
“A orientação para evitar o descarte irregular nas redes de águas pluviais também é importante. Nesta sema- na, o trabalho foi realizado no Jardim Adelaide e na Vila Real. Esta contribuição dos moradores ajuda a cidade a ser referência na coleta e trata- mento do esgoto, protegendo o meio ambiente. São pequenas ações, que juntas, transformam a vida de todos para melhor”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Paní- cio, o Mercadão.
FISCALIZAÇÃO
De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, por semana, as equipes fiscalizadoras encontram de 15 a 20 ligações irregulares em diferentes regiões de Hortolândia. “Esta ação, além de prejudicar o meio ambiente, causa transtornos ao próprio morador que realizou esta ligação irregular. Descartar materiais na rua, além de crime ambiental, também obstrui as redes de águas pluviais causando uma série de problemas. O ciclo de contribuição precisa ser realizado por todos para o correto funcionamento do sistema e a preservação do meio ambiente”, explica o agente de fiscalização da Secretaria de Serviços Urbanos, Claudimir de Oliveira.
UNIVERSALIZAÇÃO
Atualmente, Hortolândia conta com 99% de es- goto coletado, sendo que 100% é tratado. O descarte irregular de esgoto está sujeito a multa. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental podem enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do seu smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.
Hortolândia conta com 99% de esgoto coletado, sendo que 100% é tratado
Deixe um comentário