Cidade

Obras de melhoria na ETA II podem afetar abastecimento em Sumaré nesta terça-feira

A concessionária BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, executa nesta terça-feira, dia 05, mais uma etapa das obras de ampliação e modernização da ETA II, estação de tratamento de água localizada no Parque Itália. A intervenção será realizada no sistema de bombeamento de água e consiste na substituição de equipamentos e tubulações.

Por conta desse trabalho, os bairros da região do Maria Antonia podem ter oscilações no abastecimento de água na terça-feira, dia 05. A previsão é que o serviço seja totalmente regularizado na manhã da quarta, dia 06.

Diante da situação, a concessionária reforça a importância do consumo consciente por parte da população. Os bairros que podem ser afetados são: Cidade Nova, Conjunto Habitacional Angelo Tomazin, Jardim Amélia, Jardim dos Ipês I, Jardim dos Ipês II, Jardim Maria Antônia, Jardim Viel, Parque Florely e Parque das Indústrias. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a concessionária pelo telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.

OBRA 

A concessionária já concluiu a fase 1 da obra, que contou com ampliações e melhorias no canal de entrada de água bruta, em parte dos filtros e com a interligação dos reservatórios; a fase 2, que envolveu os serviços no restante dos filtros e nos decantadores do sistema de manto de lodo, e a fase 3, que consistiu na implantação de um sistema de geração e dosagem de hipoclorito e na execução das novas instalações elétricas e de automação.

Toda as instalações elétricas da ETA II foram substituídas por novas, mais modernas e de maior potência, o que proporcionará maior segurança e melhor performance operacional. “Além disso, a estação passou a contar com um sistema de automação dos equipamentos, que trará um ganho em eficiência e confiabilidade na operação”, explica Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK.

Com essas etapas já realizadas, foi possível ampliar a capacidade de tratamento da ETA II de 600 l/s para 750 l/s. “O objetivo é garantir o abastecimento regular de água à população e permitir o crescimento sustentável do município. Teremos mais oferta de água tratada e de qualidade disponível para a população”, destaca o gerente.

Deixe um comentário