Cidade

Hortolândia inaugura espaço para fomentar afroempreendedorismo

Objetivo é proporcionar um espaço para que afroempreendedores possam realizar reuniões de negócio e eventos no município

Os afroempreendedores de Hortolândia passam a contar com um apoio importante para desenvolver seus negócios. A Prefeitura inaugurou o Espaço Afroempresarial, nessa terça- -feira (29/03), às 19h. O espaço fica dentro do Shopping Hortolândia, localizado na Rua José Camilo de Camargo, 5, região central.
Gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, em parceria com a associação REAFRO (Rede Brasil Afroempreendedor), o espaço tem a proposta de ser um local colaborativo para fomentar o afroempreendedorismo.
O objetivo é proporcionar um espaço para que afroempreendedores possam realizar reuniões de negócio e eventos. “Queremos ainda oferecer cursos e oficinas de formação e capacitação para afroempreendedores, por meio de parcerias com o Sebrae e o Banco do Povo”, explica o coordenador do espaço, Edson Ferraz.
O espaço irá disponibilizar ainda infraestrutura, ferramentas e acesso à internet para que os afroempreendedores realizem eventos on-line. “A ideia é disponibilizar o espaço também como um local de exposição. Onde os afroempreendedores poderão mostrar ou promover a degustação de seus produtos e serviços”, explica o co-coordenador do espaço, Marlon Rodrigo Malachias.

PROGRAMA
O Espaço Afroempresarial integra o programa “Afroempreendedor”, instituído pela Prefeitura de Hortolândia por meio da lei municipal 3.702, de 19 de novembro de 2019.
Em virtude da pandemia do coronavírus, a comissão do programa, formada por representantes da sociedade civil e do poder público, realizou reuniões on-line e elaborou um questionário para mapear e formar uma rede de afroempreendedores do município. Inicialmente, a rede foi formada por 20 afroempreendedores. De acordo com o coordenador Edson Ferraz, atualmente a rede já conta com mais de 80 afroempreendedores, que atuam nos segmentos de estética, vestuário, gastronomia, música, tecnologia, comunicação visual, propaganda, entre outros.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, João Pereira da Silva, ressalta que o programa e a inauguração do Espaço Afroempresarial vão ajudar a impulsionar o afroempreendedorismo na cidade.
“A população afro é maioria no Brasil. Suas tradições ancestrais influenciaram vários aspectos da cultura brasileira. Portanto, nada mais natural que a Prefeitura apoiar os afroempreendedores do município. Com a inauguração do espaço, a Prefeitura visa fomentar o afroempreendedorismo e mostrar sua importância para a economia da cidade. Com base em suas raízes culturais, os afroempreendedores produzem uma grande variedade de produtos e serviços que ajudam no desenvolvimento do município”, destaca Silva.

Deixe um comentário