Cidade

Hortolândia ilumina Ponte da Esperança em homenagem ao mês de orientação do autismo

Cerca de 150 alunos com TEA estão matriculados na rede municipal

A fim de chamar a atenção das pessoas, provocando o debate em torno do TEA (Transtorno do Espectro Autista), a Prefeitura de Hortolândia iluminou de azul a Ponte da Esperança, um dos principais cartões postais da cidade. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, o equipamento viário ganhou iluminação especial desde a última sexta-feira (01/04) e assim ficará durante todo o mês, em razão do “Abril Azul”, mês em que se celebra o Dia Mundial do Autismo (02/04).

O autismo é “uma condição de saúde caracterizada por déficit em duas importantes áreas do desenvolvimento: comunicação social e comportamento. Não há só um tipo de autismo, mas muitos subtipos, que se manifestam de uma maneira única em cada pessoa. 

Tão abrangente que se usa o termo ‘espectro’, pelos vários níveis de comprometimento — há desde pessoas com outras doenças e condições associadas (comorbidades), como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico”, afirma a Revista Autismo.

De acordo com o Setor dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Diretoria de Direitos Humanos, existem cerca de 150 alunos com Transtornos do Espectro do Autismo matriculados na rede municipal de ensino, atualmente, acompanhados pelo Setor de Educação Especial e Inclusiva. Professores do AEE (Atendimento Educacional Especializado) e demais profissionais da Educação recebem formação específica promovida periodicamente pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. 

Outro serviço prestado pela Administração Municipal é emissão gratuita da CIA (Carteira de Identificação do Autista) pelo Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para as Mulheres, órgão da Secretaria de Governo. Até o momento, já foram emitidas 129 carteirinhas. Pais, responsáveis ou a própria pessoa com TEA podem solicitar à Prefeitura o documento no Hortofácil, central de serviços municipais, localizada na Rua Argolino de Moraes, 405, na Vila São Francisco. Basta ir ao órgão, das 8h30 às 12h, às terças e quintas-feiras.

Deixe um comentário