Cidade

Frota de veículos de Sumaré será gerenciada em tempo real e receberá etiquetas RFID

Tecnologia permite coleta de informações em tempo real dos veículos, além de trazer economia

A Prefeitura de Sumaré aposta na tecnologia para gerar mais economia de combustível, garantir maior segurança para os servidores e também para os veículos, manter a transparência do serviço público, além da preservação da frota. A inovação tecnológica será implantada nos 222 veículos da Frota Municipal. Além de gerenciamento on-line da frota, e em tempo real, serão instaladas etiquetas RFID, com sinal de rádio. A licitação para contratação da empresa que gerenciará o novo sistema está em andamento.
Segundo publicação feita no Diário Oficial de 25 de fevereiro, a licitação aberta visa a contratação de empresa para prestação de serviços de implantação, intermediação e administração de um sistema informatizado e integrado via web online real time, com utilização de sistema de gerenciamento da manutenção preventiva/ corretiva de veículos em estabelecimentos credenciados no estado de São Paulo com utilização de etiqueta com tecnologia RFID.
Uma equipe especializada vai subsidiar o uso do sistema de gestão e acompanhar o desempenho dos orgãos/entidades quanto aos indicadores de gestão da frota do município de Sumaré. Uma das metas é gerar economia. “A contratação de sistema de gestão de frotas possibilita à Administração Pública efetuar os serviços de manutenção automotiva com maior qualidade e economicidade, visto que, pelo sistema informatizado, as oficinas serão obrigadas a apresentarem cotações e orçamentos sobre um mesmo serviço a ser realizado, instigando à concorrência e privilegiando o menor preço a cada realização de serviços, sendo que a contratação não se restringe apenas aos veículos, mas também às máquinas e equipamentos utilizados no cumprimento das atribuições da Prefeitura Municipal de Sumaré”, trouxe nota enviada pela administração.
A decisão na escolha por este modelo de contratação considera as vantagens decorrentes da melhoria da gestão das despesas com a frota de veículos, gerando expectativas de redução de custos que envolvam a manutenção de veículos, máquinas e equipamentos, bem como o maior controle da frota por meio de relatórios gerenciais, aliado a possibilidade de definir parâmetros de utilização e restrições diferenciadas relacionadas aos veículos e usuários.
O novo sistema de gerenciamento também facilitará o acesso às informações gerenciais disponibilizadas por meio da internet, bem como a possibilidade de acompanhamento on-line das transações, autorizações, relatórios, extratos e alterações de parâmetro.
“A Administração contará com equipe especializada em manutenção veicular, disponibilizada pela gestora, usualmente denominada de “Equipe Especializada/Plataforma”, para efetuar planos de manutenção dos veículos, indicar a oficina onde cada veículo deve ser levado, analisar os orçamentos recebidos, efetuar cotações e negociações com a rede credenciada e apresentar, em sistema, o melhor orçamento para aprovação do órgão/entidade contratante”, explicou a prefeitura, a pedido do Jornal Tribuna Liberal.
Em resumo, a Administração passa a contar com sistema de gestão com todo o histórico das manutenções realizadas, acesso a relatórios contendo informações consolidadas ou detalhadas sobre cada manutenção realizada por veículo, consultoria e análise de cada manutenção por equipe especializada, padronização de serviços, aumento da rede apta a prestar os serviços de manutenção, atendimento tempestivo das necessidade de manutenção (independentemente de onde o veículo estiver), aumento da disponibilidade de veículos em condições de uso, entre outros.
O novo sistema em fase de contratação também permitirá emissão de relatórios gerenciais, operacionais e financeiros para controle e gestão das informações sobre os veículos, máquinas e equipamentos e suas respectivas despesas com manutenção durante todo o período de vigência do contrato.

Deixe um comentário